Notícias / Governo de MT

18/07/23 às 18:05 / Atualizada: 18/07/23 às 18:12

Governo do Estado entrega armamento para reforçar segurança no interior de MT

Investimento foi de R$ 1,2 milhão; Governo também abriu 1º Simpósio Nacional de Operações Especiais

Hallef Oliveira e Wellyngton Souza | PMMT

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governo do Estado entrega armamento para reforçar segurança no interior de MT

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso entregou, na manhã desta terça-feira (18.07), 45 novos fuzis para reforçar a Polícia Militar do Estado. Os armamentos, adquiridos em um investimento de R$ 1,2 milhão, foram entregues durante a solenidade de abertura do 1º Simpósio Nacional de Operações Especiais, no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá.

O governador Mauro Mendes destacou os grandes investimentos realizados na área da Segurança Pública em sua gestão. “Hoje estamos entregando mais 45 fuzis e ao longo dos últimos três anos fizemos importantes investimentos na Segurança Pública. Os policiais militares estão tendo pistolas próprias, armamento de ponta e estamos continuando esses investimentos. Não é passe de mágica, é trabalho. Se tiver estratégia, você supera qualquer obstáculo e dificuldade”, ressaltou.

Mauro Mendes ainda desejou boas vindas aos palestrantes e participantes do simpósio, que acontece de forma inédita no Estado. “Que ao longo desses três dias, vocês debatam e recebam importantes conhecimentos em prol da atividade de segurança pública no país. Desejo que nesse simpósio possa ser debatido o dia a dia das atividades policiais para juntos melhorarmos nossas ações de combate ao crime organizado”, afirmou o governador.

As armas, fuzis da marca Sig Sauer, serão destinados aos policiais militares do Bope e das Forças Táticas que atuam no interior de Mato Grosso e que passarão pelo Curso de Atirador Designado, promovido pela unidade. O treinamento também teve início nesta terça-feira (18), com uma turma composta por 22 policiais militares de diversos Comandos Regionais da PMMT.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, agradeceu ao governador Mauro Mendes por mais um investimento realizado na PMMT e afirmou que os trabalhos da instituição agora conseguem avançar com modernidade e tecnologia.

“Em 28 anos de Polícia Militar, confesso que nunca vi tantos investimentos na corporação. Hoje o senhor entrega 45 fuzis, um dos melhores do mundo, que serão levados para o interior do Estado, onde teremos policiais capacitados para operar esse armamento e continuar protegendo a sociedade mato-grossense, com muito mais preparo e eficiência”, pontuou.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, também esteve presente na cerimônia e afirmou que todos os investimentos recebidos se voltam para o combate intensivo à criminalidade.

“O Governo tem feito grandes entregas para segurança pública, investimentos para policiais da Capital e do interior para darmos resposta rápida no enfrentamento à criminalidade e passar um recado que Mato Grosso tem condições de enfrentar todo e qualquer tipo de crime organizado, realizando operações integradas entre as forças de segurança”, destacou o secretário.


O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também ressaltou o trabalho eficiente realizado no Governo do Estado, que tem resultado em grandes investimentos e atuação na área da segurança pública.

“O que acontece hoje na segurança pública é fruto de uma gestão séria, responsável, que respeita o dinheiro público e que teve coragem de fazer necessários enfrentamentos. Saltamos de uma situação bastante preocupante, onde a PM não tinha dinheiro para abastecer viaturas, para hoje sermos a mais equipada do país. Os investimentos saltaram mais de 700% desde o início do Governo. Esses investimentos resultam em maior segurança para toda população e diminuição dos índices de criminalidade”, enfatizou o secretário.

O deputado federal e ex-comandante-geral da PMMT, coronel Jonildo José Assis, afirmou que a Polícia Militar está em alto nível com todas as entregas e investimentos na instituição e pontuou ainda que a PM faz capacitações constantes para que os policiais atuem com qualidade e segurança.

“Mato Grosso sai na frente com essa capacitação e fica mais seguro com a chegada dos investimentos. Antes tínhamos equipamentos doados pela Marinha, Exército e outras instituições, e hoje possuímos as melhores armas do mundo, com grande esforço dos nossos colaboradores do Judiciário, Ministério Público, conseguimos deixar não apenas o Bope, mas a Polícia Militar como uma das melhores do país”, destacou.

O deputado estadual Xuxu Dal Molin também esteve presente na cerimônia e ponderou o apoio do Poder Legislativo às ações de enfrentamento e combate ao crime organizado em todo no Estado de Mato Grosso. "Estamos unidos com o governador Mauro Mendes e todas as forças de segurança estadual no combate à criminalidade no nosso Estado. A Assembleia Legislativa estará com o Governo para todo e qualquer tipo de projeto e investimento que venha somar na garantia da ordem pública e tranquilidade dos nossos mato-grossenses".

A desembargadora do Tribunal de Justiça, Helena Maria Bezerra Ramos, parabenizou a aquisição dos investimentos entregues pela atual gestão e pela realização do simpósio para discutir ações de grandes combates no Estado. "Mais uma vez o Poder Judiciário tem a honra de participar de um grande evento dessa instituição. É muito importante essa integração junto a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros onde cada instituição de segurança pública cumpre com seu papel colhendo bons resultados e só temos isso devido aos importantes investimentos aplicados, seja em equipamentos ou de conhecimento dos nossos profissionais”, pontuou a magistrada.

O comandante do Bope, tenente-coronel Frederico Corrêa Lima Lopes, também pontuou que o objetivo do simpósio é debater ideias com foco no fortalecimento das instituições de segurança, compartilhando conhecimentos para que seja possível um enfrentamento mais eficiente à criminalidade. “Teremos em nossa programação grandes palestras, com especialistas do tema, voltadas para convergência e hibridização criminal, iremos falar também sobre como funcionam e como combater as organizações criminosas”, explica o comandante.

 

Medalha “Mérito Operações Policiais Especiais”

Também durante a manhã desta terça-feira (18), o Batalhão de Operações Especiais homenageou (quantidade) autoridades militares e civis com a medalha “Mérito Operações Policiais Especiais”. A medalha é a honraria máxima concedida pela unidade para homenagear personalidades que contribuem com o engrandecimento das atividades do Bope e da segurança pública do Estado.

Entre os agraciados estão a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva; a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; o controlador-geral do Estado, Paulo Farias; o desembargador Rui Ramos Ribeiro; os procuradores do Estado, Victor Saad Cortez e Daniel Soares de Sousa; o promotor de Justiça Lincoln Gakiya; entre demais autoridades militares e civis.

Também estiveram presentes na solenidade as secretárias de Estado, Laice Souza (Comunicação) e Grasielle Bugalho (Assistência Social); o deputado estadual Gilberto Cattani; o corregedor-geral da PMMT, coronel Fábio de Souza Andrade; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa da PMMT, coronel Januário Batista, o secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves, entre demais autoridades.


Fotos: Christiano Antonucci/Secom-MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet