Notícias / Policial

16/07/23 às 17:22

Em Jaciara o Corpo de Bombeiros realiza treinamento para atendimento de ocorrências em cachoeira

"Treinamento é peça fundamental para uma boa resposta a esse tipo de ocorrência", destaca comandante

AguaBoaNews

com Assessoria | CBMMT

Imprimir Enviar para um amigo
Em Jaciara o Corpo de Bombeiros realiza treinamento para atendimento de ocorrências em cachoeira

Foto: Assessoria CBMMT

Militares da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar (9º CIBM) realizaram, nesta quinta-feira (13.07), treinamento de atuação com resgate de vítimas em cachoeira. A ação faz parte do planejamento anual do Comando Regional Bombeiro Militar II e do plano de instrução continuada, onde cada unidade subordinada deve realizar instruções semanais e treinamentos operacionais ao longo do ano.

Durante a ação, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) simulou o atendimento a vítimas de queda de plano elevado, envolvendo uma vítima com várias fraturas, que necessitou de imobilização em prancha rígida e posterior retirada em prancha tipo cesto. Outras duas vítimas foram resgatadas com a técnica "bombeiro x vítima".

Segundo o major BM Vinicius, comandante da 9ª CIBM, a operação envolveu todas as etapas de uma ocorrência de salvamento em cachoeiras, desde os treinamentos com as guarnições ao longo da semana, o estudo de caso, montagem do cenário, isolamento da área, salvamento e a condução até o hospital municipal.

“Criamos uma situação em que, além dos riscos, por se tratar de um plano elevado e sua demografia, o incidente teve três vítimas, sendo uma delas com múltiplas fraturas e as outras duas apenas com escoriações. A equipe de bombeiros usou da técnica de rapel para acessar as vítimas, realizou o primeiro atendimento, fez a triagem das vítimas, montagem do sistema de tirolesa e em seguida a remoção até o topo da cachoeira, onde as equipes de socorro estavam posicionadas”, explicou o major Vinicius.



“Essas atividades são de suma importância para um trabalho conjunto, por meio do qual podemos aprimorar nossas habilidades e conhecimentos de resgate em situações reais. Sabemos que o treinamento é peça fundamental para uma boa resposta a esse tipo de ocorrência. Estando bem preparados fisicamente e psicologicamente e existem grandes chances de sucesso no atendimento, cumprindo as ações pré-estabelecidas nos protocolos”, ressaltou o major.

O treinamento foi realizado na Cachoeira da Mulata, no município de Jaciara-MT, área de atuação da 9ª Companhia Independente Bombeiro Militar, ponto turístico da cidade. Para a realização da atividade, o CBMMT contou com a parceria do SAMU Jaciara, que disponibilizou uma ambulância para a prevenção.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet