Notícias / Meio Ambiente

06/07/23 às 13:38

Programa REM MT apresenta os avanços na conservação ambiental de Mato Grosso em missão com comitiva do Reino Unido e da Alemanha

AguaBoaNews

com assessoria REM

Imprimir Enviar para um amigo
Programa REM MT apresenta os avanços na conservação ambiental de Mato Grosso em missão com comitiva do Reino Unido e da Alemanha

Última missão visitou beneficiários de Mato Grosso

Foto: REM MT

Nos últimos 2 anos, o Programa REM MT (REDD para Pioneiros) tem se dedicado a favor da floresta em pé, sustentabilidade ambiental e fortalecimento de povos e comunidades tradicionais de Mato Grosso. Para conferir de perto os resultados positivos dessa Fase 1, representantes dos governos da Alemanha e Reino Unido visitam Cuiabá nesta quinta-feira (6), dando início à Missão KFW.

A Missão contará com a presença da Encarregada de Negócios do Reino Unido, Melanie Hopkins, e de Klaus Köhnlein, Gerente do Portfólio do Departamento de América Latina e Caribe do KfW. O Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, a Secretária Estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e demais autoridades do meio socioambiental do Estado também vão participar do encontro.

Importância do REM MT para Mato Grosso

O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, ao Estado do Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento nos últimos anos (2004-2014).

Por meio de 4 subprogramas - Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais, Territórios Indígenas, Produção, Inovação e Mercado Sustentáveis e Fortalecimento Institucional e Políticas Públicas Estruturantes - o REM MT beneficia aqueles que contribuem com ações de conservação da floresta, como agricultores familiares, comunidades tradicionais e povos indígenas, e fomenta iniciativas que estimulam a agricultura de baixo carbono e a redução do desmatamento, a fim de reduzir emissões de CO² no planeta.



Como financiadores fundamentais para a existência e manutenção do REM MT, além de ver os números da primeira fase, os representantes do KFW vão à campo para conhecer os beneficiários atendidos pelo programa.

Os resultados da primeira fase do programa foram compilados no novo Relatório Executivo, que foi divulgado na última semana e que pode ser conferido por meio deste link.

.


Agenda da Missão

Na quinta-feira (6), o REM MT dá as boas-vindas à Missão, com apresentações da SEMA, PCI e do Programa REM MT sobre o panorama geral das ações e questões ambientais em Mato Grosso, bem como a execução financeira e avanços em relação ao último encontro das autoridades.

Na sexta-feira (7), será realizada uma rodada de apresentações dos subprogramas, contemplando ainda avaliação dos resultados.

Por último, no Sábado (8) e domingo (9) as comitivas se deslocam para a aldeia Umutina-Balatiponé, em Barra do Bugres, e para a comunidade quilombola Muxirum, em Mata Cavalo, para conhecer de perto as comunidades tradicionais e os povos indígenas beneficiados pelo REM MT.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet