Notícias / Justiça

26/02/16 às 08:39 / Atualizada: 26/02/16 às 08:44

PF cumpre mandados em Goiás relacionados à Operação Lava Jato

Corporação diz que visa recolher provas de propina em obras de ferrovias. Ação é realizada em Goiânia, mais cinco estados e no Distrito Federal.

Do G1 GO

Edição: Agua Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
PF cumpre mandados em Goiás relacionados à Operação Lava Jato

Sede da Polícia Federal em Goiânia, Goiás

Foto: Murillo Velasco/G1

A Polícia Federal realiza em Goiânia, na manhã desta sexta-feira (26), um desdobramento da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras. De acordo com a corporação, o objetivo é recolher provas sobre o pagamento de proprina para a construção das Ferrovias Norte-Sul e Integração Leste-Oeste, bem como prática de cartel, lavagem de dinheiro e superfaturamento.

Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa do ex-presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias José Francisco das Neves, conhecido como Juquinha das Neves. Além disso, ele foi conduzido coercivamente até a sede da PF, na capital, onde deve prestar depoimento.

Também foi cumprido o mandado de condução coercitiva e busca e apreensão contra o filho de Juquinha das Neves, Jader das Neves.

O G1 tenta contato com os advogados dos detidos, mas as ligações ainda não foram atendidas.

Juquinha das Neves já foi preso em julho de 2012 na Operação Trem Pagador, suspeito de lavagem de dinheiro público e enriquecimento ilícito. Em novembro de 2015, ele e mais outras sete pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de R$ 900 mil.

Operação

A investigação desta sexta-feira, batizada de "Operação O Recebedor", é realizada, além de Goiás, no Paraná, Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Ao todo, são cumpridos sete mandados de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão no país. Em Goiânia, os trabalhos contam com a participação de membros do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO).

Esse é o segundo desmembramento da Lava Jato. O primeiro foi a Operação Cratons, realizada em dezembro de 2015. Na ocasião, a PF investigou crimes ambientais e comércio ilegal de diamantes extraídos de terras indígenas da etnia dos cinta-larga, em Rondônia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet