Notícias / Logística

04/07/23 às 12:48

PRF aposta em redução de acidentes com a duplicação da BR-163 pela Nova Rota

Melhoria deve impactar diretamente número de colisões frontais, que costumam ser mais graves

Raquel Ferreira Machado

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
PRF aposta em redução de acidentes com a duplicação da BR-163 pela Nova Rota

Foto: Assessoria

A duplicação da BR-163/MT, de Diamantino a Nova Mutum, vai impactar na fluidez do tráfego e no fortalecimento da segurança viária, segundo a avaliação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que vai reforçar a fiscalização na região e a conscientização dos condutores que trafegam pela rodovia. A obra da ampliação de capacidade do trecho foi lançada pela Concessionária Nova Rota do Oeste neste sábado (01.07.2023), em Nova Mutum. Nesta primeira frente de trabalho serão investidos R$ 618 milhões e a conclusão dos serviços vai refletir na redução dos três tipos de acidentes mais recorrentes no segmento e, principalmente, o mais letal: as colisões frontais.
 
Durante a solenidade da assinatura da ordem de serviço para início das obras, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Arthur Nogueira, destacou que há anos aguarda a duplicação do norte da BR-163 e avaliou que “a pista dupla evita o cruzamento dos veículos entre si e, com isso, diminui consideravelmente alguns tipos de colisões, como as frontais. Esse tipo de acidente, principalmente quando envolve veículo de carga e automóvel, resultam em mortes ou causam os ferimentos mais graves”.
 
Segundo o presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, a primeira frente de obra ocorre neste local por escolha técnica com mapeamento dos pontos com maior incidência de ocorrências. Lembra ainda que a retomada da duplicação vai corrigir problemas existentes no segmento, como a falta de acostamento e o ‘degrau’ (diferença de altura entre a pista e a faixa de domínio).
 
O primeiro e mais importante impacto das obras no segmento deve ser a queda do número de colisões frontais, uma vez que a duplicação elimina a necessidade de ultrapassagem forçada. Embora represente apenas 3% dos acidentes no local que receberá a obra, os choques frontais refletem em 48% das mortes na mesma região. Em menor escala, a duplicação ainda deve influenciar na redução de ocorrências, como as saídas de pista, tombamento e colisões traseiras, que juntas somam 56% do total de acidentes entre o Posto Gil e Nova Mutum.
 
“A grande importância da duplicação para BR-163 é que além da melhoria da circulação dos produtos, do escoamento da safra e do fortalecimento do setor logístico, vamos poder oferecer uma rodovia mais segura, com a chance de salvar vidas”, comentou Uchoa.
 
Apesar da relevância da obra para a segurança, Nogueira voltou a frisar que somente infraestrutura não basta para diminuir as ocorrências, uma vez que a conduta dos motoristas também reflete diretamente na segurança do trânsito. Por isso, já antecipa que vai intensificar a fiscalização no trecho, especialmente com relação às velocidades desenvolvidas no trecho. “Seguiremos com o trabalho de conscientização dos condutores e reforçaremos a fiscalização. Quando duplica a rodovia, os motoristas costumam a aumentam a velocidade e esse comportamento resulta em outros tipos de acidente”. 
 
Dados da rodovia corroboram a fala de Nogueira, uma vez que 40% dos acidentes com mortes em todo o trecho sob concessão da BR-163 acontecem em pista já duplicada, reforçando a necessidade de uma maior conscientização dos motoristas sobre a influência das suas ações no trânsito. Com esse enfoque, a Concessionária também vai trabalhar no reforço à educação para o trânsito por meio de campanhas e ações presenciais com os motoristas em geral, mas com enfoque maior nos caminhoneiros, que são os principais clientes da BR-163.
 
Obras – A duplicação lançada em 1º de julho contempla a primeira frente de trabalho, com uma extensão de 86 quilômetros da BR-163 - do Posto Gil (Diamantino) a Nova Mutum.  O prazo para conclusão deste segmento é de até 24 meses.
 
As equipes iniciarão as atividades às margens da pista sentido norte a partir do km 507, na região conhecida como Posto Gil, em Diamantino, avançando até o km 593,6, em Nova Mutum. A previsão é que no primeiro ano de obras sejam concluídos 36 quilômetros de pista nova, acostamento, canteiro central, sinalização horizontal e vertical, além da recuperação da via antiga. Neste período também deve ser concluído um retorno em desnível. Para o segundo ano de obra, está prevista a conclusão dos serviços até Nova Mutum, construção de duas pontes (uma sobre o rio Arino e outra sobre um afluente) e mais dois diamantes (obra de arte relacionada a contornos e retornos) no km 572 e no km 592, em Nova Mutum.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet