Notícias / Prefeitura de Água Boa

30/05/23 às 19:16

Água Boa fortalece as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no SUS

O município oferece diversas possibilidades terapêuticas como yoga, auriculoterapia, florais de Bach, de forma integral e gratuita pelo SUS.

Cristiane Cândido-ASCOM

Imprimir Enviar para um amigo
Água Boa fortalece as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no SUS

Foto: Assessoria

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) foi  instituída por meio da Portaria GM/MS nº 971, de 3 de maio de 2006, e neste mês em que é celebrado sua implantação no SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Água Boa, reforça as práticas integrativas e complementares (PICS) que estão sendo oferecidas gratuitamente para os munícipes.

Primeiro é preciso entender que essa política, baseia-se na perspectiva da prevenção de agravos e promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção primária para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, complementando tratamentos de saúde convencionais. 

Hoje em Água Boa são oferecidas diversas possibilidades terapêuticas para os usuários, garantindo uma maior integralidade e resolutividade da atenção à saúde. 

Entre elas, a Auriculoterapia e o Cone Hindu, com a enfermeira Fabiane Campos Valério Alvarenga. O Yoga e a Dança Circular, que são conduzidos pela enfermeira Patrícia Torres Salamoni. A Terapia de Floral de Bach com a enfermeira Carla Isabel Caetano de Brito e Terapia Comunitária Integrativa (TCI), com as terapeutas Carla e Patrícia.

Saiba mais sobre essas PICS:

A prática de yoga é aberta a toda população e pode ser praticada por todas as idades, pois tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente de forma interligada. As práticas são às terças e quintas-feiras, às 6h, no Centro de Convivência Maria Helena Durr, na Ação Social. 

A auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo. Essa terapia é oferecida toda segunda-feira, no Centro Municipal de Saúde, das 13h30 as 17h30.

O Cone Hindu ou terapia do Cone Chinês, é uma terapia que tem como principal objetivo a desobstrução do ouvido, nariz e garganta, sendo indicado para o tratamento de alergias respiratórias (rinite e sinusite); redução da ansiedade, de dores de cabeça e enxaquecas; estados gripais e resfriados, entre outros.

cone hindu agua boa mt

A Dança Circular ou Biodança, é aberta a todas as idades e proporciona aos participantes uma experiência de integração, estimulando a comunicação com o próprio corpo e com outras pessoas, em um exercício de solidariedade e união. Geralmente acontecem em grupos de tratamento e em eventos.

danca circular pics 2023 04 05

A Terapia de Floral de Bach é um recurso terapêutico que busca estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde. Para tal é realizada a escuta acolhedora, e depois é feito uso de essências florais que modificam certos estados vibratórios, auxiliando no equilíbrio e harmonização do indivíduo. A terapia de florais é ofertada na ESF Central, toda terça e quinta-feira, das 7h30 às 11h30.

saude florais bach agua boa mt

E a mais nova PIC adotada no município, a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), é a única prática integrativa genuinamente brasileira e foi criada pelo médico psiquiatra Dr Adalberto Barreto, que visa tratar da saúde comunitária em espaços públicos, procurando acolher o sofrimento pessoal e social, tanto no plano individual quanto por meio do fomento às redes de apoio, convivência e solidariedade. A prática já está sendo implementada em grupos de apoio de antitabagismo.

De modo geral, as PICS podem promover a racionalização de custos em saúde, diminuir o uso de medicamentos, aumentar a corresponsabilização dos usuários no autocuidado e a integralidade da atenção.Os serviços são ofertados mediante agendamento prévio. Para mais informações, procure sua unidade de saúde de referência.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet