Notícias / Prefeitura de Água Boa

30/05/23 às 12:16 / Atualizada: 30/05/23 às 14:27

Água Boa é representada na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso

Água Boa teve delegada eleita para representar MT na 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília.

Cristiane Cândido-ASCOM

Imprimir Enviar para um amigo
Água Boa é representada na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso

Foto: Assessoria

Água Boa foi representada na 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso, que aconteceu de 23 a 26 de maio de 2023, em Cuiabá, com o objetivo de debater o futuro da saúde pública de forma democrática e participativa, construindo e atualizando as políticas de saúde do SUS em benefício da população, em um espaço democrático de diálogo entre governo e sociedade civil. 

O evento que acontece a cada 4 anos, foi organizado pelo Conselho Estadual de Saúde (CES/MT) e contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas de diversos municípios do estado.

A representação de Água Boa aconteceu por meio de três delegados, anteriormente eleitos por meio de votação na Conferência Municipal (VEJA AQUI). A Assistente Social Silvana Maria Mazzonetto, no segmento usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)-, a Enfermeira Carla Isabel Caetano de Brito,  representando os Trabalhadores da Saúde e a Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Raquel Ferreira Cândido, no segmento governo.

Durante o evento foram debatidos os eixos temáticos por meio de palestras e aconteceu a votação das propostas elaboradas pelos municípios em suas conferências municipais, que serão agora enviadas para o governo estadual e as que seguirão para a etapa nacional. 

Na Conferência também foi definido, por meio de votação, os delegados que vão representar Mato Grosso na 17ª Conferência Nacional de Saúde com o tema- “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, que vai acontecer entre os dias 2 e 5 de Julho, em Brasília, com a participação de todos os estados.

A regional de Água Boa, teve direito a dois representantes, sendo 1 usuário do SUS e 1 trabalhador da saúde ou governo/prestador de serviço. Os eleitos foram: Silvana de Água Boa do segmento usuário e o Secretário de Saúde de Canarana, Odailton Resende Santeiro do segmento trabalhador da saúde, tendo como suplente a enfermeira Carla de Água Boa. 

Os eixos que estão sendo discutidos neste ano são: O Brasil que temos, o Brasil que queremos; Papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantia de direitos e defesa do SUS, da vida e da democracia; e “Amanhã vai ser outro dia” para todas as pessoas.






 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet