Notícias / Agricultura

24/02/16 às 08:24 / Atualizada: 24/02/16 às 11:36

Rally da Safra 2016 volta ao MT para avaliar lavouras de soja no leste do Estado

Nesta terça-feira a Equipe 4 deixou Goiânia (GO) pela manhã e inicia os trabalhos em áreas nas regiões de Nova Xavantina (MT)

Carol Silveira, Assessoria de Comunicação

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Após percorrerem lavouras de soja precoce no médio norte, oeste e sudeste de Mato Grosso, os técnicos do Rally da Safra 2016 chegam ao leste do Estado. Nesta terça-feira, 23, a Equipe 4 deixou Goiânia (GO) pela manhã e inicia os trabalhos em áreas de soja nas regiões de Nova Xavantina (MT). Na quarta-feira os técnicos seguem para Querência e, na quinta-feira, para Vila Rica. Na sexta-feira, 26, a equipe finaliza esta etapa do levantamento em Palmas (TO).

O Rally da Safra averiguou no final de janeiro, em campo, os efeitos que a seca do final do ano passado provocou sobre as lavouras no médio norte mato-grossense, trazendo irregularidades na safra da região e variações na produtividade. No oeste e sudeste do Estado, o clima favoreceu e as lavouras visitadas tinham um aspecto geral melhor, com expectativa de produtividade mais elevada.

Segundo projeções da Agroconsult, organizadora do projeto, Mato Grosso deve colher uma safra de 27,4 milhões de toneladas, volume 4% inferior ao da safra passada. A área plantada deverá crescer 2%, chegando a 9,1 milhões de hectares.

O Rally da Safra 2016 vai a campo com a expectativa de uma safra brasileira de soja com 99,2 milhões de toneladas, segundo dados pré-Rally. O crescimento é de 2% em relação à safra passada (97,2 milhões de toneladas). A área plantada é estimada em 32,9 milhões de hectares ou 3% superior à passada (32,1 milhões de hectares). 

Onze equipes técnicas

Durante o Rally da Safra 2016, oito equipes estarão em campo para avaliar lavouras de soja e três irão verificar o milho segunda safra. A Equipe 1 percorreu a região sul do Mato Grosso do Sul, nos dias 26 e 27 de janeiro, seguindo para o oeste paranaense até 30 de janeiro. Equipe 2 iniciou as atividades no norte mato-grossense no dia 25. A Equipe 3 percorreu o sudeste de Mato Grosso e sudoeste de Goiás entre 1º e 4 de fevereiro.

Os técnicos das Equipes 5, 6, 7 e 8 voltam a campo a partir do dia 28 de fevereiro para avaliação da soja e seguem os trabalhos até 15 de março. As equipes percorrerão propriedades nos Estados de Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais.
Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra dos dias 03 a 20 de maio no Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso.

O Rally da Safra 2016 chega à 13ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Monsanto, Mosaic e Volkswagen, com apoio da BM&FBovespa, Fiesp, Agrosatélite, Agroipês, Impar Consultoria no Agronegócio e Universidade Federal de Viçosa.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente nowww.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra

 
EQUIPE 4 – SOJA
DATA MUNICÍPIO UF OBSERVAÇÃO
22/fev seg Goiânia GO Concentração da Equipe
23/fev ter Nova Xavantina MT Pernoite
24/fev qua Querência MT Pernoite
25/fev qui Vila Rica MT Pernoite
26/fev sex Palmas TO Final da Etapa

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet