Notícias / Turismo

22/05/23 às 18:07 / Atualizada: 22/05/23 às 18:17

Rio Araguaia: curiosidades sobre a praia dos goianos

Alta temporada de praia do Rio Araguaia começa em julho

Lorena Lázaro

www.girogonoticias.com.br

Imprimir Enviar para um amigo
Rio Araguaia: curiosidades sobre a praia dos goianos

Boto cor de rosa encontrado no Rio Araguaia

Foto: www.girogonoticias.com.br

O rio Araguaia é uma das maravilhas naturais do Brasil e abriga uma série de mistérios e lendas que fascinam tanto os moradores locais quanto os visitantes. Este imponente rio, que tem um comprimento de cerca de 2.630 km, é o terceiro maior rio totalmente brasileiro e nasce na Serra do Caiapó, no estado de Goiás, e desagua no rio Tocantins, no Pará.
 
Dentre as lendas mais conhecidas da região, destaca-se a do “Pai do Rio”, uma espécie de entidade mística que teria poderes sobrenaturais e governaria o curso do rio Araguaia. Segundo a lenda, todas as vezes que o "Pai do Rio" se sente desagradado com a presença humana, ele provoca catástrofes naturais.
 
Outro mistério que envolve o rio Araguaia é a presença de uma "cidade subaquática". De acordo com alguns relatos, essa cidade teria sido erguida no fundo do rio por uma civilização antiga que teria desaparecido há séculos. Apesar de várias tentativas, nenhuma equipe de resgate ainda conseguiu localizar a cidade misteriosa.
 
Os botos cor de rosa, conhecidos também como boto-vermelho ou golfinho-de-rio são mamíferos aquáticos que habitam as águas doces do rio Araguaia.

Os botos cor de rosa são os maiores golfinhos de água doce do mundo, podendo chegar a medir mais de 2,5 metros de comprimento e pesar cerca de 180 kg. Além disso, possuem um bico longo e fino, que ajuda na captura de alimentos, como peixes e crustáceos.

Essas criaturas possuem uma personalidade curiosa e sociável, sendo comum avistá-los nadando próximos a embarcações ou interagindo com banhistas. Contudo, é importante ressaltar que a aproximação com os botos deve ser feita de forma responsável e sempre respeitando o espaço desses animais.

Além de sua importância ecológica, os botos cor de rosa também são considerados animais sagrados pela cultura popular da região do rio Araguaia, sendo objeto de lendas e mitos. Acredita-se que esses golfinhos possuem poderes mágicos e são capazes de se transformar em seres humanos para seduzir as pessoas.

Areia fina

Uma das características marcantes do rio são os bancos de areia, que se formam naturalmente em seu leito. Essas ilhas podem ser pequenas ou grandes, e são geralmente cobertas por vegetação rasteira e arbustos.
 
Por isso o Rio abriga várias espécies de animais, como pássaros, jacarés, capivaras e peixes. Muitos desses animais usam os bancos de areia como local de descanso e alimentação.
 
Além de serem um importante refúgio para a fauna, os bancos de areia também são muito utilizados pelos turistas que visitam a região. Os turistas aproveitam as ilhas de areia para acampar, pescar e praticar esportes náuticos, como o caiaque e o stand-up paddle.

A preservação dos bancos de areia do rio é fundamental para a conservação da fauna e flora local, e para garantir que as próximas gerações possam desfrutar da beleza e dos recursos naturais do Rio Araguaia.

Por fim, um último mistério que envolve o rio Araguaia é a famosa "Ilha dos Urais", lugar que se tornou conhecido depois que a revista americana "Life" publicou um artigo relatando que a ilha era habitada por um grupo de pessoas que pareciam ter sido isoladas do mundo exterior por séculos, mas seus relatos foram mais tarde refutados por estudiosos que afirmaram que se tratava de uma fraude.

Apesar de muitas lendas e mistérios envolverem o rio Araguaia, a verdade é que se trata de uma das grandes belezas naturais do Brasil e que merece ser visitado por todos aqueles que desejam conhecer mais sobre as riquezas deste país.

Turismo 

10 cidades de Goiás e Mato Grosso são consideradas pontos turísticos banhados pelo Rio Araguaia

Aragarças (GO)

Barra do Garças (MT)

Pontal do Araguaia (MT)

Goianésia do Pará (PA)

São Félix do Araguaia (MT)

Aruanã (GO)

Luiz Alves (GO)

Bom Jardim de Goiás (GO)

Novo Mundo (MT)

Santa Terezinha de Goiás (GO).
 










 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet