Notícias / Prefeitura de Água Boa

09/05/23 às 19:58

Água Boa: Profissionais da Saúde realizam análise de pele e testes rápidos na ESF Primavera

Foram detectados casos positivos de Hanseníase e de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Cristiane Cândido | Ascom - AB

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Água Boa: Profissionais da Saúde realizam análise de pele e testes rápidos na ESF Primavera

Foto: Ascom - AB

Neste sábado (6), na ESF Primavera, multiprofissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram 35 atendimentos de avaliação de pele para detectar casos de Hanseníase, 56 Testes Rápidos para detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C), além do dia “D” da vacinação das campanhas de Influenza, Covid e Rotina.

Nas avaliações foram detectados alguns casos positivos para Hanseníase e as pessoas já foram encaminhadas para dar início ao tratamento, que é gratuito pelo SUS. Os contatos próximos serão também convidados para realizar o teste. Vale pontuar que após iniciar o tratamento, a pessoa já não transmite mais a hanseníase.

A Hanseníase tem cura, e o diagnóstico precoce e seu tratamento, são fundamentais para evitar sequelas permanentes com incapacidades físicas e deformidades.

Notando algum sinal ou sintoma, procure sua unidade de saúde.


Testes Rápidos

De acordo com a enfermeira responsável pelo Centro de Testagem e Aconselhamento Fabiane Campos, em toda campanha é feito o diagnóstico de alguma doença seja ela sífilis, hepatites ou até mesmo HIV, e nos últimos trinta dias já foram feitos 3 novos diagnósticos de HIV/Aids no município.

Os testes rápidos e o tratamento para HIV/Aids e Sífilis são ofertados gratuitamente pelo SUS. O processo é simples, rápido e sigiloso em todas as etapas.

Procure sua unidade de saúde ou o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e informe-se.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet