Notícias / Turismo

06/05/23 às 21:54 / Atualizada: 06/05/23 às 22:05

'Perfil dos viajantes mudou e os empresários devem se habituar com mudanças', alerta palestrante da FIT Pantanal

Turista 4.0 é altamente conectado e usa a tecnologia para compartilhar sua experiência de viagem com outras pessoas

Igor Moreno | Sedec-MT*

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
'Perfil dos viajantes mudou e os empresários devem se habituar com mudanças', alerta palestrante da FIT Pantanal

Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

O turista 4.0 é uma nova categoria que surgiu com a evolução da tecnologia e a crescente digitalização da sociedade. Estes turistas usam a tecnologia em sua jornada de viagem, desde a pesquisa e planejamento até a experiência de viagem em si.

Atentos a esse novo modelo de turista, a FIT Pantanal trouxe nesta sexta-feira (05) o palestrante Jardel Beck, que explicou um pouco mais sobre essas mudanças e salientou para os operadores e gestores como eles devem se adaptar a esse novo público.

Ao contrário dos turistas tradicionais, que dependiam principalmente de guias impressos e agências de viagens para planejar suas férias, o turista 4.0 tem acesso a uma ampla variedade de informações online e usa aplicativos de viagem e outras tecnologias para tornar sua experiência de viagem mais eficiente e personalizada. Eles podem reservar voos, hotéis e atividades online, verificar comentários e recomendações de outros viajantes, e até mesmo usar realidade virtual para explorar destinos antes de decidir onde ir.

“É um novo modelo de negócio que surge com a digitalização da quarta revolução industrial. Hoje em dia, quando alguém decide que vai viajar, essa 'jornada' do turista já começa pelo celular, com avaliações e redes sociais”, destaca.

Além disso, Jardel também pontua que o turista 4.0 é altamente conectado e usa a tecnologia para compartilhar sua experiência de viagem com outras pessoas. “Todas as empresas que não acompanharem essa tendência vão acabar ficando para trás. Hoje, o viajante é influenciado e influenciador, então além do destino, a experiência que é criada também é muito importante”.

Pensando nesse novo perfil de turista, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) criou o Programa de Evolução Digital no Turismo para monitorar a reputação online de hotéis, bares, restaurantes, destinos e regiões turísticas de Mato Grosso. Ao todo serão 1.500 locais em 71 municípios, que já possuem presença digital em canais de avaliação e vendas de pacotes online como Google, Tripadvisor, Expedia, Hoteis.com, por meio da plataforma Trustyou.

A plataforma possui indicadores criados a partir das avaliações e comentários dos visitantes/usuários dos serviços prestados.

As informações geradas pela plataforma como número de comentários e avaliações e a taxa de respostas aos comentários serão utilizadas para a criação do Índice de Desempenho Turístico (IDTur).

“Com base neste sistema de pontuação, o Observatório de Desenvolvimento vai monitorar os municípios, regiões turísticas e a própria Secretaria Adjunta de Turismo permitindo que possamos identificar as nossas deficiências e os pontos fortes apontados pelos turistas nos destinos do Estado”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

A proposta é fazer monitoramento por grupos: meios de hospedagem, restaurantes e similares, atrativos turísticos, destinos e região turística. Mato Grosso tem 15 regiões turísticas com 87 municípios, contudo, 71 deles possuem locais a serem monitorados pela plataforma.

*Com supervisão de Débora Siqueira

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet