Notícias / Cultura

30/04/23 às 19:36

Abertura do 19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu reúne amantes da música caipira

Durante solenidade de abertura, Sistema Fecomércio-MT foi presenteada com viola artesanal cravejada por sementes típicas

Barbara Ferreira Bach da assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Abertura do 19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu reúne amantes da música caipira

Foto: Barbara Ferreira Bach

Alegria e celebração à cultura caipira marcaram a noite da última sexta-feira (28) para o grande público que compareceram ao primeiro dia do 19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu. Com sete atrações na Concha Acústica e a dupla Gino e Geno no palco nacional, a abertura do evento contou com homenagem entre os realizadores. 

Em agradecimento à parceria firmada para a realização do Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu desde 2022, a gestão municipal de Poxoréu, representada pelo prefeito Paim e pela secretária municipal de Cultura e Turismo, Suize Fernandes, presenteou o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, com uma viola produzida artesanalmente ornamentada com sementes de cultivos locais. Juntos da presidente da Avicpox, Juscinete, as autoridades realizadoras declararam o início da décima nona edição do evento. 

"Eu fico muito grato com esse presente e informo que esta viola agora fará parte do Acervo do Sesc Arsenal. Os poxorenses que visitarem essa unidade do Sesc-MT terão uma parte importante da sua cultura registrada", destacou o presidente do Sistema Fecomércio-MT, Wenceslau Júnior, em seu agradecimento. Durante a solenidade de abertura do 19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu, o prefeito da cidade, Nelson Paim, falou sobre a relevância da parceria com o Sistema Fecomércio-MT. 

"Sem o apoio do Sistema Fecomércio-MT e do Sesc-MT seria muito difícil manter o Encontro gratuito. É um evento de grande relevância para a cidade, que tem tomado uma proporção cada vez maior graças às boas parcerias", declarou o gestor municipal.  

Homenagem aos violeiros 

Violeiros que participaram do 18º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu, em 2022, e tiveram sua trajetória na música caipira registrada no livro e documentário homônimos 'Sistema Fecomércio-MT Apresenta Sons em Mato Grosso - Viola Caipira' receberam um exemplar capa dura da obra literária. Pâmella Viola e Karoline, Juliana Andrade, João Carreiro e Almezino, da dupla ‘Os Dois Mineiros’ estiveram entre os prestigiados.
 
As produções compõem a exposição presente no ‘Espaço Fecomércio’ e podem ser conferidas no site www.sescmt.com.br. 


 Moda de viola é celebrada até domingo (30) 


Sete atrações musicais animaram o primeiro dia do evento. Homens, mulheres e crianças demonstraram suas habilidades e sua paixão pela viola na Concha Acústica. No palco nacional, Gino e Geno animaram o grande público. 
Neste sábado, 29, a moda de viola continua sendo celebrada no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Poxoréu. No palco nacional, a dupla Jads e Jadson toca seus sucessos. Já no domingo (30), alunos da Escola de Viola do Sesc-MT que integram a Orquestra de Viola de Poxoréu abrem as apresentações na Concha Acústica e a finalização do evento será por conta dos goianos George Henrique e Rodrigo. 


O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros. 


SERVIÇO 
 
‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’ 
Quando: 28, 29 e 30 de abril, a partir das 18h30 
Onde: Parque de Exposições do Sindicato Rural (Avenida Tancredo Neves, s/n, Poxoréu – MT) 
Entrada gratuita 
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ‘19º Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu’ 
 
29 de abril (sábado) – a partir das 18h30 
Ferreirinha e Joari I Concha Acústica 
Batô e Cleber I Concha Acústica 
Domingos Barbosa I Concha Acústica 
Trio Viola Raiz I Concha Acústica 
Mococa e Paraiso I Concha Acústica 
Belmonte e Amaraí I Concha Acústica 
00h – Show Jads e Jadson I Palco Central 
 
30 de abril (domingo) – a partir das 18h30 
Orquestra de Viola de Poxoréu I Concha Acústica 
Pedro Barbosa I Concha Acústica 
Zé Garoto e Dimboré I Concha Acústica 
Pedro Paulo e Paulo Vitor I Concha Acústica 
Zé Mulato e Cassiano I Concha Acústica 
Goiano e Paranaense I Concha Acústica 
00h – Show George Henrique e Rodrigo I Palco Central.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet