Notícias / Educação

25/04/23 às 21:59 / Atualizada: 25/04/23 às 22:20

Alunos do curso de Direito de Água Boa e Nova Xavantina realizam visitas técnicas em Brasília

“Vejo um novo horizonte profissional”, é o sentimento dos estudantes de Direito da Unemat após viagem ao DF.

Kátia Daniela

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Alunos do curso de Direito de Água Boa e Nova Xavantina realizam visitas técnicas em Brasília

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nos dias 16 a 20 de abril deste ano, os alunos do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso – Água Boa e Nova Xavantina vivenciaram o direito na prática, quando realizaram visitas técnicas em Brasília.
 
Na foto acima os alunos tinham acabado de conhecer a história da formação do Direito do Trabalho no Brasil, bem como acompanharam uma sessão de julgamento, na 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho.

Além disso, a experiência das visitas técnicas promoveu o conhecimento sobre o papel da advocacia no Brasil, que pode ser vivenciada no museu histórico da OAB em Brasília, oportunidade em que, os alunos compreenderam a importância da profissão e seu papel desempenhado na Democracia.
 
Os alunos foram recebidos na OAB Nacional pela Presidente da OAB Mato Grosso Gisela Cardoso, a qual discursou pontuando a importância das advogadas no exercício profissional e no Estado Democrático de Direito:


O Professor Me. Antônio Leonardo Amorim, um dos responsáveis pela organização das visitas técnicas, pontuou que “a maior felicidade de um professor, é perceber a interação dos seus alunos e saber que somou na vida de cada um”, por fim, comentou que “estou inteiramente satisfeito com o resultado da viagem, meus alunos agora tem outra visão sobre o direito, eles conseguem se ver nos cargos do mais alto escalão do Poder Judiciário”.
 
A Coordenadora da UAB, local onde o Curso de Direito de Água Boa é lotado, Maria Madalena Mata, representando a Prefeitura de Água Boa e a Secretaria de Educação na viagem, comentou que “esse projeto contribuiu para o crescimento pessoal e acadêmico dos cursistas, além de motivá-los, é uma experiência única que eles levarão para vida profissional”.
 
No processo de aprendizagem, o aluno exerce um papel fundamental, a experiência pedagógica para o aluno deve ser levada em consideração, especialmente para que as barreiras do ensino tradicional (apenas em sala de aula) sejam rompidas e, novas formas de saberes sejam implementadas.
 
A aluna do Curso de Direito de Água Boa Viviany Cristino de Lima ao ser indagada sobre o significado das visitas técnicas, comentou que a “experiência me fez vislumbrar a real possibilidade de ocupar algum desses acentos de tomada de decisões de conflitos que permeiam toda nossa sociedade. Algo que parecia tão distante passou a ser realizável e possível, ainda que para nós estudantes de um curso de Direito estruturado em uma cidade do interior do interior do país”.

No mesmo sentido, é o comentário do aluno do Curso de Direito de Água Boa Adão Jóris Josende, que ao comentar sua experiência sobre a viagem disse que “a viagem nos proporcionou momentos que ficarão guardados e marcados em nossa vida acadêmica e profissional, em todos os órgãos do judiciário que visitamos, agregamos um pouco do conhecimento existente naquele local, pois, compreender o funcionamento e competências da OAB, dos diferentes Ministérios e Tribunais é fundamental para o exercício de qualquer atividade jurídica”.
 
Além das visitas institucionais, os alunos do curso de Direito participaram da palestra “Mediação e Conciliação”, proferida nas dependências do Tribunal de Justiça do Distrito Federal:


 
Proporcionar aos alunos esse tipo de experiência torna a vida acadêmica de todos mais leve e criativa, além de emancipá-los no processo de aprendizagem, comentou o Prof. Antônio Leonardo Amorim.
 
A aluna Kharenn Kellen Bispo Nogueira, do Curso de Direito de Nova Xavantina ressaltou que “conhecer a história e vivenciar o Poder Judiciário em ação, foi uma oportunidade ímpar que nos foi oferecida pelo professor Antônio Leonardo Amorim, com o apoio da UNEMAT”.
 
De fato, as visitas técnicas em Brasília foram apoiadas e fomentadas pela UNEMAT, colaborando para que os alunos do interior tenham as mesmas oportunidades que os alunos da capital.
 
O sentimento de gratidão é unanime entre os alunos, nesse sentido, a aluna Gislaini Prudencio de Jesus do Curso de Direito de Nova Xavantina, comentou que as visitas técnicas “oportunizou vivenciar um pouco das práticas jurídicas que até então eram  discutidas somente no âmbito da academia, constituindo uma experiência enriquecedora que nos agrega valores e ao mesmo tempo alimenta sonhos”.


O Prof. Me. Antônio Leonardo Amorim agradece imensamente o apoio da UNEMAT na realização das visitas guiadas, dos coordenadores dos Cursos de Direito de Água Boa e Nova Xavantina Vandoir Holtz e Silvio Yoshiharu Ushiwata, dos motoristas Francisco Pereira e Leandro Couto, pela dedicação e apoio externado aos alunos durante a viagem.
 
Fotos: Reprodução/Redes Sociais

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet