Notícias / Justiça

25/04/23 às 08:29

MPF averigua processos que buscam demarcação de território indígena em MT

Os indígenas removidos para o Xingu e seus descendentes tentam recuperar seu território tradicional e retornar com segurança ao local onde viveram seus antepassados

AguaBoaNews

Com Assessoria do MPF

Imprimir Enviar para um amigo
MPF averigua processos que buscam demarcação de território indígena em MT

Foto: Assessoria MPF

Procuradores do Ministério Público Federal (MPF) receberam lideranças e representantes indígenas do povo Tapayuna para ouvir as demandas da comunidade e esclarecer sobre o andamento dos processos que buscam a demarcação do território tradicional da população, removida compulsoriamente para o Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, na década de 1970.

O território reivindicado pelos indígenas Kajkwakratxi – conhecidos como Tapayuna – foi oficialmente reconhecido pelo Estado brasileiro em 1968, quando foi criada a Reserva Indígena Tapayuna, entre os rios do Sangue e Arinos, no noroeste de Mato Grosso. Oito anos depois, em 1976, a reserva foi extinta por meio de decreto editado pelo então presidente da República, Ernesto Geisel.

Desde então, os indígenas removidos para o Xingu e seus descendentes tentam recuperar seu território tradicional e retornar com segurança ao local onde viveram seus antepassados.

Os Tapayuna foram recebidos pela procuradora da República Marcia Zollinger, coordenadora do Grupo de Trabalho Demarcação, da 6CCR/MPF, e pelo procurador regional da República Felício Pontes, que acompanha os processos relacionados à comunidade no âmbito do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Os membros do MPF explicaram que são dois os processos relacionados ao povo Tapayuna em curso no Tribunal.

A primeira ação civil pública, ajuizada pelo MPF em 2019, requereu a concessão de liminar para obrigar a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) a realizar expedição na área reivindicada pelos índios Kajkwakratxi, em Mato Grosso. O objetivo da medida é colher elementos indicativos da presença de índios isolados, investigar a existência de remanescentes da remoção do povo Tapayuna em 1970 e reunir subsídios técnicos para a constituição de um grupo técnico de identificação e delimitação.

“Esse processo recebeu decisão favorável da Justiça Federal de Mato Grosso em 2019, decisão essa que continua vigente. Ou seja, a Funai tem que realizar essa expedição, sob pena de pagamento de multa”, esclareceu Felício Pontes. Em complemento, a procuradora Marcia Zollinger ressaltou a importância dos resultados da expedição para a proteção do território. “Se forem identificados vestígios de povos isolados na região, podemos requerer uma medida de restrição de uso do território, disciplinando o ingresso e o trânsito de terceiros na área”, destacou.

A segunda ação civil foi ajuizada pelo MPF em 2021, com o objetivo de obrigar a Funai a constituir grupo técnico para dar início aos estudos e ao procedimento de demarcação do território tradicional Tapayuna, além de reparar os danos causados aos indígenas pela remoção forçada de seu território tradicional e pela extinção da antiga Reserva Indígena Tapayuna. O pedido de liminar foi negado pelo juiz de primeiro grau, que alegou que a etapa preliminar do processo de demarcação da terra indígena já teria sido contemplada na liminar concedida na ação anterior.

O MPF recorreu da decisão ao TRF1, onde o caso aguarda julgamento. O procurador Felício Pontes afirmou que o objetivo do Ministério Público é que esses dois processos sejam julgados conjuntamente pelo Tribunal, uma vez que são complementares. “Essa estratégia é importante para que o desembargador tenha a visão completa da situação”, disse. O membro do MPF pontuou ainda que, além da via judicial, a própria Funai pode decidir criar o grupo técnico por conta própria.

Grupo técnico
O MPF se comprometeu a expedir ofício solicitando à Funai informações sobre as providências adotadas pela autarquia para realizar a expedição no território da antiga Reserva Tapayunae e criar o grupo técnico de identificação, delimitação e demarcação do território tradicional.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet