Notícias / Cultura

14/04/23 às 09:00

Encontro Indígena reúne povos originários e oferece programação cultural para o público

O evento é aberto ao público, que pode fazer inscrição prévia pela internet tanto para a programação técnica quanto para as atividades culturais.

Graciele Leite | Secel-MT

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Encontro Indígena reúne povos originários e oferece programação cultural para o público

Foto: Mario Friedlander

Representantes de povos originários de Mato Grosso se reúnem em Cuiabá nos dias 18 a 21 de abril para debater sobre direitos, territorialidades, meio ambiente e cultura. O 10º Encontro Indígena será realizado no Museu de História Natural de Mato Grosso, e a programação conta com palestras, rodas de conversa, vivências, apresentações culturais, feira de artesanato, oficinas de arte e idioma indígena. O evento é aberto ao público, que pode fazer inscrição prévia pela internet.  

“Neste ano, a proposta é refletir sobre as territorialidades, que não se restringem apenas ao espaço geográfico, mas se estendem à existência de cada povo, à preservação da cultura e o papel das aldeias na sustentabilidade e proteção contra mudanças climáticas. O Encontro Indígena é também uma festa, uma celebração da vida e da cultura dos povos originários”, explica Enir Maria Silva, coordenadora do Museu de História Natural.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificam 240 povos indígenas no Brasil, sendo 43 deles em Mato Grosso, com uma população de 42 mil indígenas residentes em todo o estado. Entre as etnias já confirmadas estão os Umutina, Kuikuro, Bororo, Karajá, Xavante, Kamayurá, Kurâ-Bakairi, Manoki e Guató.

Para Nárru Yamalui, do povo Kuikuro - do Alto Xingu, o evento é uma oportunidade para vivenciar a diversidade cultural entre os povos indígenas de Mato Grosso. “Nós somos indígenas e temos língua, crenças, arte e histórias diferentes. Nos encontros a gente conversa com as crianças, jovens e adultos e tira dúvidas sobre a nossa realidade. Essa é uma forma de fortalecer a nossa cultura”.

 
Yakari e Nárru Yamalui, representantes do povo Kuikuro.
Créditos: Acervo Instituto Ecoss/MHNMT
Ao todo, a organização do evento espera receber até cinco mil pessoas ao longo dos quatro dias de programação. Para o público geral, será uma oportunidade de conhecer mais sobre a luta e a cultura dos povos indígenas, além de participar oficinas de biojoias, confecção de bonecas indígenas, idioma, grafismo, pintura facial e arco e flecha. Também haverá artesanato produzido pelos indígenas para exposição e venda no local, viabilizada por meio de uma parceria do programa Mato Grosso Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Os povos indígenas possuem saberes, práticas e tradições que são incorporadas na culinária, música, dança, folclore e na língua de todo povo brasileiro. Esta será uma oportunidade para dialogar com os diferentes povos que participarão do evento e se conectar com essa herança ancestral de forma ativa e consciente”, comenta Vitória Ramirez Zanquetta, curadora do Museu.

O Encontro Indígena é realizado desde 2008 pelo Museu de História Natural de Mato Grosso, e reúne representantes de diferentes povos para compartilhar experiências, saberes e lutas. Por meio do evento, a instituição busca estreitar laços com os povos originários e contribuir para o fortalecimento e valorização das culturas tradicionais.


Serviço:

O Museu de História Natural de Mato Grosso é um equipamento cultural da Secel-MT, que funciona em gestão compartilhada com o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss). Endereço: Av. Manoel José de Arruda, 2000 – Jardim Europa, Cuiabá – MT

Para inscrições e mais informações sobre a programação acesse:
https://www.sympla.com.br/10-encontro-indigena__1950613  

Entrada: 1kg de alimento não perecível por pessoa. O montante será doado para os povos indígenas que participam do evento.

Transmissão online das mesas redondas:
youtube.com/@museudehistorianaturaldema1041

Mais informações sobre o evento e o Museu no Instagram: @museuhistorianaturalmt

Com informações da assessoria do Museu de História Natural


 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet