Notícias / Meio Ambiente

07/04/23 às 13:47

Operação Amazônia fiscaliza desmatamento ilegal com alertas de satélites de alta resolução

Sema-MT envia equipes ao local preciso onde ocorre o crime para flagrar infratores em tempo real.

Lorena Bruschi | Sema-MT

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Operação Amazônia fiscaliza desmatamento ilegal com alertas de satélites de alta resolução

Servidor da Sema planeja operações com base em imagens de satélite.

Foto: Karla Silva/Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) utiliza a tecnologia a favor do meio ambiente, com o monitoramento de todo o território estadual por satélites de alta resolução. Com alertas de desmatamento ilegal, equipes da Operação Amazônia fiscalizam, em tempo real, pontos onde está ocorrendo o crime ambiental.

Nos primeiros três meses do ano já foram atendidos 1.055 alertas de desmatamento, sendo em torno de 70% de modo presencial, com fiscalização in loco, e 30% por autuação remota. O trabalho estratégico de identificar os locais de Mato Grosso que devem receber equipes em campo é realizado pela Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento (GPFCD).

O setor identifica o início do desmate ilegal, notifica o proprietário para que pare imediatamente, e caso a retirada de vegetação avance, a fiscalização entra em campo. Criada em 2019 pela Sema, a Gerência  planeja as operações para otimizar os recursos e frear o desmatamento ainda no início

"É importante que o infrator saiba que a Sema monitora todo o território estadual com tecnologia de ponta, e que o desmatamento ilegal não ficará impune. A política de Mato Grosso é de tolerância zero contra quem insistir em realizar o desmate ilegal", destaca a secretária. 

Conforme a gerente de Planejamento e Fiscalização, Graziele Gusmão, a plataforma e a metodologia de trabalho foram aprimoradas nos últimos anos, de acordo com as experiências exitosas da equipe. O objetivo é sempre chegar o mais rápido possível no local e impedir o aumento da área desmatamda. 

"A Gerência faz o tratamento dos alertas, o que permite que a gente esteja sempre monitorando o que está acontecendo no estado, para fazer o flagrante do infrator. Esse é o grande diferencial que faz com que as operações tenham maior eficência no combate ao desmatamento ilegal", afirma. 

A Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal do Estado de Mato Grosso permite detectar desmates a partir de um hectare, e acompanhar a alteração da cobertura vegetal de forma rápida e precisa. Com imagens de satélite Planet, a plataforma também disponibiliza a versão pública dos alertas. A ferramenta foi financiada com recursos internacionais do Programa REM MT. 


Operação Amazônia

Mato Grosso iniciou a Operação Amazônia, contra crimes ambientais, e mobilizou todas as estruturas estaduais e de parceiros institucionais contra o desmatamento ilegal, e outros crimes ambientais. Foram colocados em campo cerca de 200 servidores com o objetivo de reduzir os índices de desmatamento ilegal.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet