Notícias / Agricultura

17/02/16 às 12:22

FETAGRI cobra melhores condições nos assentamentos da reforma agrária em MT

Proporcionar melhores condições nos assentamentos da reforma agrária em Mato Grosso é uma das maiores cobranças da FETAGRI-MT (Federação dos Trabalhadores na Agricultura) para o ano de 2016.

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O presidente da Fetagri, Nilton Jose de Macedo, e os diretores das secretarias de Política Agrária, Divino Martins; Política Agrícola, Adão da Silva; Meio Ambiente, Orlando Nicolotti; Políticas Sociais, José Aparecido, se reuniram nesta terça-feira (16.02) com o Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no estado, Nelson Borges de Barros, e com o Consultor Técnico do ministério, James Cabral, com objetivo de apresentar as demandas existentes e definir as ações para 2016 na questão da reforma agrária.
 
Conforme diretores da Fetagri, existe uma grande demanda, que é enviada à federação pelos sindicatos filiados, entretanto, o interesse é dar continuidade ou criar novos projetos apenas se estes forem bem elaborados. A cobrança é que possam dar melhores condições aos futuros beneficiados, para que possam produzir para seu próprio sustento e como ganho de renda, com perfil econômico. Outro fato lamentável é que muitos assentados não conseguem nem pagar suas terras e acabam se endividando, devido à falta de assistência técnica e crédito para a produção.
 
A Fetagri também apresentou ao Delegado do MDA a situação das terras públicas da união em Mato Grosso que precisam urgentemente serem retomadas, pois estão sendo ocupadas irregularmente por grandes empresários e prejudicando quem deveria ser beneficiado com assentamentos da reforma agrária. Conforme estimativas, existe atualmente uma demanda de mais de 20 mil famílias, entre acampados e não acampados.
 
CRÉDITO RURAL
 
Dificuldades enfrentadas por agricultores na contratação do crédito rural foi outro ponto debatido durante a reunião. O presidente da Fetagri cobra a urgente interferência do MDA junto a superintendência do Banco do Brasil no estado, para solucionar os problemas na contratação do crédito, principalmente no grupo “A” do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a principal demanda existente. “Temos milhares de famílias com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e já com os projetos elaborados, mas que infelizmente não estão conseguindo contratar o crédito, como por exemplo agricultores de Peixoto do Azevedo, Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Confresa, entre outros.
 
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
 
Nelson Borges frisou a importância do debate com a Fetagri, no sentido de buscar resolver as pendencias existentes nos projetos do crédito fundiário e articular novas contratações. Ficou definido que a federação irá fazer a capacitação inicial nos possíveis beneficiários do programa.
 
A ampliação e consolidação do Programa Nacional do Crédito Fundiário é um dos focos da Delegacia Regional do MDA em Mato Grosso. “Temos que apresentar alternativas para assentar os acampados, e a Fetagri desempenha um papel importantíssimo nesta articulação”, pontuou Borges.
  • FETAGRI cobra melhores condições nos assentamentos da reforma agrária em MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet