Notícias / Meio Ambiente

01/02/23 às 15:03

Polícia Civil e Sema deflagram operação de combate à extração ilegal de carvão em Confresa

Além de fiscalizações em estabelecimentos comerciais, foi realizado um trabalho de orientação dos comerciantes

Redação AguaBoaNews

com assessoria da Polícia Civil

Imprimir Enviar para um amigo
Polícia Civil e Sema deflagram operação de combate à extração ilegal de carvão em Confresa

Foto: Assessoria PC

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Confresa e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município, e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), deflagraram na manhã desta quarta-feira (01.02), a Operação Licet Calculos, com foco na orientação, fiscalização e repressão da produção e comércio ilegal de carvão.

O trabalho de fiscalização realizado em comércios de Confresa resultou na apreensão de diversos produtos de carvão de origem ilícita ou desconhecida. Aproximadamente, 1.200 sacos de carvão foram apreendidos e os proprietários dos comércios foram autuados administrativamente e criminalmente.

Segundo o delegado Bruno Gomes Borges, a legislação ambiental que trata da produção de produtos de origem vegetal, prevista no artigo 47 do decreto federal n. 6.514 e no artigo 46 da Lei 9605/98, exige uma série de medidas que devem ser adotadas pelos comerciantes. “Sem as devidas medidas, aquele que produzir, transportar ou vender os seus derivados, como o carvão, podem responder por crime ambiental, além da infração administrativa passível de multa”, disse o delegado.

Durante os trabalhos, os comerciantes também receberam orientações das equipes da Polícia Civil e da Sema, para não adquirirem carvão de fornecedores irregulares, uma vez que identificada a produção ou venda ilegal de carvão, os envolvidos sofrerão as fiscalizações e sanções previstas na lei.

“Além de prejudicar o meio ambiente, a produção e venda ilegal de carvão, gera prejuízos àqueles comércios que trabalham observando todas regulamentações necessárias”, destacou Bruno.
  • Polícia Civil e Sema deflagram operação de combate à extração ilegal de carvão em Confresa
  • Polícia Civil e Sema deflagram operação de combate à extração ilegal de carvão em Confresa

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet