Notícias / Agropecuária

30/01/23 às 09:15

Qual o melhor requeijão do Brasil? Veja o ranking da degustação

Redação AguaBoaNews

via Estadão

Imprimir Enviar para um amigo

Os melhor requeijão do mercado foi escolhido por um júri especializado - Foto: Felipe Rau

É praticamente impossível tirar certos aperitivos do gosto do brasileiro. Sabendo disso, uma pesquisa decidiu apurar um dos nossos xodós do cardápio nacional e elegeu o melhor requeijão que hoje é vendido no Brasil.

A pesquisa foi realizada pela coluna Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo, que chamou especialistas em gastronomia para avaliar 12 marcas brasileiras e internacionais. Os craques apontaram as melhores marcas e criaram um ranking que você, com certeza, vai gostar de conhecer.

O júri avaliou quesitos com aspecto visual, firmeza da massa, textura, aroma e sabor. O resultado foi surpreendente segundo os jurados. Alguns produtos mais populares surpreenderam pelo sabor e a combinação com os alimentos. Veja abaixo como ficou o ranking.

Expectativa e realidade

Durante o teste, os jurados davam notas de 1 a 10 para cada um dos quesitos avaliados. Alguns tipos de requeijão alcançaram notas bem elevadas pelo conjunto da obra, outros foram prejudicados por alguma característica específica: muito consistente ou líquido demais, por exemplo.

O critério de avaliação decisivo, no entanto, era o sabor. O teste foi feito para encontrar entre as 12 marcas avaliadas, as três que mais lembrassem as origens do requeijão no Brasil: um produto com sabor delicado, textura cremosa e apresentação de dar água na boca.

Segundo o ranking, os três melhores requeijões do mercado hoje são os das marcas Crioulo, Aviação e Poços de Caldas. Veja abaixo!

Ranking dos melhores requeijões 

O ranking escolheu o melhor requeijão e ainda apontou qualidades e defeitos de algumas marcas vendidas em todo o Brasil. A lista ficou da seguinte forma:

1 – Crioulo: o campeão entre as marcas testadas. Os jurados consideraram o requeijão com textura perfeita, sabor suave e agradável, cremosidade na medida, leve aroma de leite e bom equilíbrio no sal. Foi o único requeijão contemplado com notas 9 na escala de 0 a 10.

2 – Aviação: foi o segundo colocado no ranking. De acordo com os jurados, o requeijão tem uma textura muito similar a do requeijão artesanal, um sabor agradável, aroma defumado e bom equilibro de acidez  e sal. Alguns dos jurados, porém, acharam o produto um pouco salgado em comparação aos demais.

3 – Poços de Caldas: foi o terceiro colocado no ranking. O requeijão apresentou textura perfeita, coloração levemente amarelada (que remete à gordura do leite), sal no ponto, bom aspecto visual. Um requeijão muito saboroso e levemente amanteigado na avaliação dos jurados.

4 – Catupiry: o produto foi bem na avaliação dos jurados, mas alguns apontaram o sabor como leve demais e a textura um pouco mais líquida que o desejável.

5 – Danúbio: a textura do produto foi muito bem avaliada pelos jurados, que classificaram o requeijão como muito firme, levemente gelatinoso e próximo da maionese. Também foram identificados aroma agradável, parecido com o do leite em pó, um pouco adocicado e sabor final com resquícios de óleo vegetal.

6- Itambé: a marca dividiu opiniões entre os jurados. Alguns consideraram textura boa, enquanto outros a consideraram um tanto densa demais. A ausência de aroma também foi apontada pelos jurados e quase todos relataram um retrogosto incômodo no final, um pouco adstringente (sensação de secura na boca).

7 -Nestlé: os jurados avaliaram a textura como muito firme, parecida com maionese, longe da cremosidade esperada de um requeijão. O sabor foi avaliado como bom, apesar do gosto que lembra a gordura vegetal da margarina; aroma suave e levemente adocicado.

8 – Danone: recebeu baixas indicações, por ser considerado um produto muito líquido para os padrões esperados. Outros pontos levantados: a quase inexistência de aroma, um sabor suave demais, com retrogosto amidoso e um resquício arenoso na língua.

9 – President: quase todos os jurados identificaram uma textura mais granulosa no produto de sabor suave, entre o iogurte e o creme de leite fresco. Também foi apontada certa acidez e sal um pouco acima do ponto no requeijão.

10 – Qualitá: todos os jurados identificaram um certo amargor no produto de textura boa e bom aspecto visual.

11 – Tirolez: foi considerado um produto de textura mais firme do que cremosa, similar a da maionese. Sabor suave, que poderia ter mais proximidade com o do creme de leite e um bom teor de sal.

12 – Vigor: os jurados entenderam a textura do produto como similar à de uma maionese firme. Um requeijão de aspecto brilhante, sabor suave e próximo do creme de leite, sal na medida certa.


O grupo de jurados que participou do teste realizado por Paladar para escolher o melhor requeijão do Brasil – Foto: Felipe Rau

Vídeo abaixo>>>

 

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet