Notícias / Educação

29/01/23 às 10:56

Em Jataí (GO) vendedor de algodão doce passa em vestibular de medicina após 9 anos tentando

Em Jataí (GO) vendedor de algodão doce passa em vestibular de medicina após 9 anos tentando

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Depois de muita luta, ele conseguiu! O vendedor de algodão doce Aluísio Gustavo Miranda da Silva, de 40 anos, passou no vestibular de medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ) após nove anos tentando.

Nascido em uma família simples de Rio Verde, em Goiás, Aluísio desde pequeno sonhava em ser médico. Morando atualmente em Aparecida de Goiânia, ele dividia o tempo entre os estudos e o trabalho como vendedor de algodão doce no semáforo, palhaço e animador de festas.

Aluísio estudava em um quarto cercado de livros, apostilas e cadernos. Para não pegar no sono, adotava algumas medidas pouco comuns.

“Eu enchia uma bacia de água e punha embaixo dessa mesa aqui. Eu estudava com o pé na água gelada para não dormir. Quando a água não resolvia mais, eu estudava em pé no quarto”, contou.

Seu foco sempre foi medicina, mas, em 2006, Aluísio foi aprovado para medicina veterinária. Porém, na reta final do curso, descobriu uma alergia ao pelo de animais, tornando-se impossível continuar na clínica onde ele trabalhava à época.

Orgulho dos professores e da família

Foi quando decidiu retomar o sonho de ser médico. Sem dinheiro para pagar um cursinho, contou com a ajuda de escolas particulares que lhe concederam bolsas de estudos.

“Apareceu o Aluísio contando a história dele e, naquela época, ele pedia por uma bolsa, uma oportunidade para estudar naquela escola de redação porque foi a matéria que, naquele ano, foi o empecilho para ele entrar na faculdade”, disse o professor Beto Ferreira.

Vendedor de algodão doce passa em vestibular de medicina após 9 anos tentando (GO) 2
Foto: Reprodução/TV Anhanguera

“O Aluísio, como aluno, todo mundo conhece. Como ser humano, todo mundo tem que conhecer. Eu reconheço demais seu esforço, admiro demais o que você faz. Como homem, eu te levo como referência na minha vida”, continuou.

Aluísio reconhece o próprio esforço para chegar lá, mas, nas suas palavras, essa conquista é coletiva: dele e de sua família!

“É uma vitória minha? É, mas é uma vitória de todos e a glória de Deus. [O nome na lista de aprovados] é o nome de todos”, afirmou.

Para sua mãe, Maria Sebastiana de Miranda, Aluísio se tornou o orgulho da família:

“O maior orgulho do mundo. Quando chega nesse ponto, você fica lembrando das vezes que ele foi empurrando bicicleta daqui até o cursinho. Vai passando um filme na cabeça de tudo que ele passou, da garra que ele teve e não desistiu”.

É para todos estarem orgulhosos mesmo, né? Voaaaa, Aluísio!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet