Notícias / Agronegócios

25/01/23 às 13:35

Agronegócio brasileiro assegura emprego para 20 milhões de trabalhadores

Artur Piva

Revista Oeste

Imprimir Enviar para um amigo
Agronegócio brasileiro assegura emprego para 20 milhões de trabalhadores

O Brasil é um dos grandes fornecedores globais de alimentos

Foto: Divulgação/Ministério das Comunicações

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o agronegócio brasileiro emprega quase 20 milhões de trabalhadores atualmente. Tradicional no setor, a instituição pertence à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP).

Os dados mostram que por volta da metade desse contingente está alocado no setor primário. Ou seja: nas operações que ocorrem na propriedade agrícola, popularmente conhecido como “dentro da porteira”. Já a agroindústria emprega pouco mais de 4 milhões, e o setor serviços dedicados ao agronegócio brasileiro ocupa quase 6 milhões de trabalhadores.

O levantamento realizado pelo Cepea usou informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números, contudo, não incluem a produção realizada exclusivamente para próprio consumo.

 
O agronegócio brasileiro é um dos grandes motores da economia do país. A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) estima que o setor seja responsável por 25% do produto interno bruto do Brasil.

Nas contas externas, o agronegócio brasileiro é responsável por quase metade do faturamento nacional com o mercado externo. Atualmente, o país é um dos grandes fornecedores globais de alimentos, com destaque para itens como grãos de soja, milho, açúcar e café, além de carnes de frango e de bovinos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet