Notícias / Agricultura

19/01/23 às 12:54

Rally da Safra avalia lavouras de soja no Sudeste do Mato Grosso

Com produtividade estimada em 60 sacas por hectare, estado recebe mais duas equipes na próxima semana

Carol Silveira

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Rally da Safra avalia lavouras de soja no Sudeste do Mato Grosso

Técnicos avaliam lavoura de soja na primeira etapa do Rally da Safra 2023 no MT

Foto: Eduardo Monteiro / Rally da Safra

Duas equipes do Rally da Safra irão percorrer, a partir da próxima segunda-feira, dia 23, o Sudeste do Mato Grosso. O técnicos saem de Cuiabá e passam por Primavera do Leste, Paranatinga e Rondonópolis, entre outros municípios, para avaliar as lavouras de soja até quinta-feira, dia 26. Maior produtor do Brasil, o Mato Grosso recebe o Rally em diferentes momentos da safra. Os técnicos já estiveram em áreas plantadas com variedade precoces no Médio-Norte e no Oeste do estado, no início de janeiro. Outras equipes retornarão às mesmas regiões do dia 29 em diante e irão também ao Leste do estado (começando em 4 de fevereiro). A produtividade pré-Rally no estado é estimada em 60 sacas por hectare – abaixo do recorde de 61,2 sacas por hectare da safra passada.

No Brasil, a produção de soja é projetada pela Agroconsult, organizadora da expedição técnica, em 153,4 milhões de toneladas, volume 19% acima da safra anterior, numa área plantada 3,9% maior, de 43,2 milhões de hectares. Para manter essa previsão de safra, é necessário que as lavouras do Rio Grande do Sul, por exemplo, que vem apresentando clima um pouco mais seco que o esperado por conta do La Niña, recebam chuva nas próximas semanas.

O trabalho de campo dos técnicos do Rally nas próximas semanas será fundamental para produzir informações mais precisas sobre a produção brasileira de soja. Neste ano, 28 equipes vão avaliar mais de 1.500 lavouras em 12 estados, percorrendo cerca de 60 mil quilômetros. A expedição técnica chega à 20ª edição com mais de um milhão de quilômetros percorridos e 32 mil lavouras amostradas nas 19 edições anteriores.

As lavouras de soja serão avaliadas por 18 equipes do Rally da Safra até o dia 04 de abril. Quatro equipes farão visitas técnicas aos produtores entre abril e maio. Outras seis percorrerão as lavouras de milho segunda safra em maio e junho. O levantamento ocorre durante a fase de desenvolvimento das lavouras e colheita e os técnicos percorrerão polos produtores em 12 estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins, que respondem por 95% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Nesta edição, o Rally estará presente nos principais eventos do agronegócio: Show Rural, em Cascavel (PR); ExpoDireto, em Não-Me-Toque (RS); Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT), e Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO). Patrocinam a 20ª edição do Rally da Safra: FMC, Prometeon, OCP Brasil, Santander e SoyTech.
  • Rally da Safra avalia lavouras de soja no Sudeste do Mato Grosso

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet