Notícias / Personalidades

30/12/22 às 08:26 / Atualizada: 30/12/22 às 08:37

Filho de agricultores conclui mestrado e faz ensaio fotográfico com os pais no sítio

Rafael Melo

Razões Para acreditar

Imprimir Enviar para um amigo
Filho de agricultores conclui mestrado e faz ensaio fotográfico com os pais no sítio

Foto: Felipe Gomes

“Luiz, respeita Januário”. No dia do aniversário de Luiz Gonzaga, um verso de uma canção do mestre nos ajuda a contar a história de outro mestre e seu respeito pelos pais. Mateus Araújo concluiu o mestrado e decidiu celebrar a “formatura” com eles, no sítio em que moram em Boa Vista, no Cariri da Paraíba, mostrando que seus pais é que são os verdadeiros mestres.
 
Meus pais não chegaram a concluir o ensino fundamental, mas sempre fizeram questão de me incentivar a seguir o caminho da educação“, conta o filho orgulhoso. José Roberto tem 56 anos e Margarete do Vale, 54. Os dois são agricultores e, além de Mateus, têm uma outra filha de 29 anos.
 
Jovem com beca de formatura em sítio junto aos seus pais que são agricultores, num entardecer
Foto: Felipe Gomes

 
Na graduação, nada de festa ou ensaio fotográfico. O dinheiro tinha limite, o sonho não. Terminou o curso, passou a trabalhar e no mestrado a realidade já era outra. “Foi aí que tive a ideia de fazer o ensaio no sítio ao lado dos meus pais com o intuito de proporcionar a eles a sensação de estarem se formando comigo”, explica.

E esse é o melhor ensaio fotográfico que você verá hoje:

Meus pais sempre foram os meus maiores mestres, os meus maiores incentivadores, meus fãs incondicionais, sempre choraram comigo, de tristeza e de alegria, sempre vibraram em cada uma das minhas pequenas grandes vitórias”, disse.

 
Homem de beca segurando cachorro e levantando canudo de formatura no meio da zona rural
Foto: Felipe Gomes.

 
Mulher de beca segurando canudo de formatura em frente a uma porteira na zona rural
Foto: Felipe Gomes

 
Eu estou aqui também por eles. Estou aqui por reconhecer a luta dos meus pais de vencer na vida. Fiz esse ensaio com eles para que eles fiquem cientes que são os maiores mestres que eu poderia ter nessa vida, é uma forma de dizer que eles venceram”, falou.
 
Jovem com beca de formatura em sítio junto aos seus pais que são agricultores, num entardecer
Mateus levou a dissertação para mostrar aos pais. Foto: Felipe Gomes

 
Da porteira da propriedade até a casa da família, tudo se encheu de uma atmosfera diferente. Nem é tempo de colheita no sítio de seu José mas a alegria de ver o filho mestre é mesmo que chuva na terra árida do Cariri.
 
Pai agricultor beijando o filho de beca de formatura ao entardecer no meio de um sítio
Foto: Felipe Gomes

 
Foto de mãe beijando a testa do filho, que está vestido de beca de formatura, num entardecer no meio do mato
“No dia em que eu saí de casa, minha mãe me disse: filho vem cá…” Foto: Felipe Gomes.

 
E teve até certificado para os pais. “Foi, sem dúvidas, um dos momentos mais bonitos e mais especiais da minha vida. Quis ‘me formar’ junto deles. Fiz questão de proporcionar a eles essa sensação de conquista. Confeccionei até certificados para os meus pais, de forma simbólica, atestando o êxito em sempre me incentivarem a seguir o caminho dos estudos”.
 
Jovem com beca de formatura em sítio junto aos seus pais que são agricultores, num entardecer
Foto: Felipe Gomes

 
Mateus enfrentou dificuldades para se formar em Jornalismo em outra cidade e cursou a pós-graduação na capital. “Da alfabetização até a conclusão do ensino médio sempre tive que ir e voltar caminhando pra escola por não ter transporte. E durante todo esse tempo foram inúmeras as situações que precisei enfrentar, seja na chuva ou no sol”, relembra.
 
Jovem com beca de formatura em sítio junto aos seus pais que são agricultores, num entardecer
Foto: Felipe Gomes

 
O filho de seu José e de Dona Margarete tem 26 anos. “Sou fruto do ensino público: da alfabetização ao mestrado”, reconhece. Ele não tinha sequer computador, fazia os trabalhos da universidade manuscritos. “O meu caminho até aqui não foi nada fácil, confesso”. Mas o dia não é de confessar, e sim de professar a conquista.

O jornalista e agora mestre é um cronista de mão cheia. Retira da terra onde viveu a substância para escrever. Cava com palavras aquilo que seu pai faz com a enxada diariamente, trata o arado do texto tal qual seu José faz no roçado.
 
Foto em preto e branco com silhueta de pai e filho, um segurando canudo de formatura e outro segurando chapéu e um cacto mandacaru ao fundo
Foto: Felipe Gomes

 
“E, também por isso, meu ensaio fotográfico de conclusão de mestrado não poderia ser diferente, tinha que ser no sítio, no meio do Cariri paraibano, junto com meus pais, os personagens principais da minha vida e das minhas crônicas”, finalizou.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet