Notícias / Agropecuária

15/12/22 às 17:21

Vacinação de febre aftosa em Mato Grosso é encerrada com evento em Água Boa

Vacinação de febre aftosa em Mato Grosso é encerrada com evento em Água Boa

Foto: Brenda Tietz/AGRNotícias

Em um ato carregado de simbolismo e que encerra décadas de história de vacinação contra a febre aftosa, o último bovino de Mato Grosso a receber a imunização foi um animal da Fazenda Agropecuária Jerusalém, em Água Boa – MT, na manhã desta quinta-feira (15.12).

O evento, organizado pelo Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) e Sindicato Rural de Água Boa, contou com a participação de dezenas de produtores rurais, além de vários representantes de entidades de classe que acompanharam o momento que é considerado histórico.

Emanuele de Almeida, presidente do Indea, presente no local, comemorou o que considerou uma vitória para o Estado: “Após 26 anos sem nenhum foco de febre aftosa no Estado, atingimos o tão sonhado momento de retirada da vacinação. […] É uma etapa vencida. Dizemos agora que deixamos de fazer uma vigilância passiva e passamos a fazer uma vigilância integrativa, sendo que os produtores continuam tendo um papel fundamental nesse processo”.

O Presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Geraldo Delai, em entrevista à AGRNoticias, disse que “a grande vantagem da finalização deste processo hoje é o mercado externo. Isso é o que nós vamos conquistar! É claro, em contrapartida, nossa vigilância precisa aumentar. Qualquer sintoma que aparecer, o produtor terá que comunicar o Indea para as devídas análises”.

Gerson Garbuio, proprietário da Agropecuária Jerusalém, explicou que a retirada da vacinação é um mérito do Estado e do País. “Vai ajudar muito a melhorar os custos da pecuária […]. Ainda mais aqui na nossa região, onde eu acredito que a segunda safra para muitos é o gado”, explicou o produtor e empresário da fazenda que possui 4.700há, sendo 900há destes dedicados exclusivamente à criação de gado.

No auditório do Sindicato Rural de Água Boa, como parte da programação, foi proferida ainda uma palestra pela fiscal do Indea, Rísia Lopes Negreiros, sobre o histórico de combate à febre aftosa em Mato Grosso.

Na sequência, o analista de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos de Carvalho, aborda o tema Vigilância Compartilhada para a Febre Aftosa, dentro do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).

Participaram do evento também, representantes da Famato, Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Sindicato das Indústrias de Frigoríficos (Sindifrigo), Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (FESA), Superintendência Regional do Ministério da Agricultura e a Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat).


Geraldo Delai, Presidente do Sindicato Rural de Água Boa; Francisco Souto, veterinário da unidade regional do Indea em Água Boa; Gerson Garbuio, apropecuarista; e Emanuele de Almeida, presidente do Indea.




Texto: Lavousier Machry |  Fotos: Brenda Tietz | Fonte: AGRNoticias

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet