Notícias / Prefeitura de Água Boa

08/12/22 às 16:34

Prefeitura de Água Boa disponibiliza consulta pública para o Novo Código de Obras e Edificações do Município

Assessoria Prefeitura de Água Boa

Imprimir Enviar para um amigo
Prefeitura de Água Boa disponibiliza consulta pública para o Novo Código de Obras e Edificações do Município

Foto: Ascom - AB

A Diretoria de Desenvolvimento de Projetos da Secretario Municipal de Administração e Planejamento, disponibiliza a Consulta Pública para o recebimento de contribuições para a elaboração da versão final do Novo Código de Obras e Edificações do Município de Água Boa.
 
O Código de Obras e Edificações (COE) é o instrumento que disciplina as regras gerais de licenciamento da atividade edilícia, bem como de fiscalização da execução, manutenção e utilização de obras e equipamentos. Além disso, estabelece normas edilícias específicas a serem observadas no Município de Água Boa, em complemento às fixadas por Normas Técnicas relacionadas à matéria.
 
O COE do Município Água Boa, vem para completar o Marco Regulatório Municipal, ao lado do Plano Diretor (PD) e da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo (LPUOS), que também serão revisados.
 
No novo COE os componentes prioritários de avaliação são urbanísticos, ambientais e de vizinhança. Asseguram que a Prefeitura mantenha seu compromisso em estabelecer instrumentos de planejamento urbano, capazes de organizar melhor os espaços da cidade de modo a torná-la um lugar mais agradável para se viver.
 
PRINCÍPIOS ORIENTADORES DO NOVO CÓDIGO
 
SIMPLIFICAÇÃO: Considerando os limites da capacidade de controle do Poder Público sobre o processo de desenvolvimento urbano, optou-se por uma proposta restrita a regras edilícias e urbanísticas efetivamente relevantes.
 
ESTRUTURA DA LEI: O Código de Obras e Edificações vem sendo utilizado por profissionais da área há mais de 20 anos. Avaliou-se como desejável manter a estrutura atual do texto, já conhecida e considerada adequada.
 
CLAREZA: O novo texto deve ter regras claras, permitindo objetividade na sua aplicação e reduzindo ao máximo a necessidade de interpretação, seja por técnicos especializados ou por colegiados criados com essa finalidade.
 
RESPONSABILIZAÇÃO: Além de explicitar claramente as responsabilidades de proprietário, possuidor, responsável técnico pelo projeto e responsável técnico pela obra, o conteúdo do novo COE deve refletir essa disposição, evitando excesso de exigências quanto a detalhes dos projetos que não cabem à municipalidade aferir ou controlar.
 
ATUALIZAÇÃO: O novo COE deve estar em consonância com os processos de modernização administrativa, voltados para a informatização do licenciamento de obras, bem como atualizado em relação a novas tecnologias construtivas, demandas da sociedade e sustentabilidade ambiental. Deve ainda abrir mão de exigências edilícias já regradas por Normas Técnicas.
 
ADEQUAÇÃO AO NOVO PLANO DIRETOR E LPUOS: Considerando a nova disciplina urbanística do município, coloca-se como necessária e oportuna a atualização e adequação do COE aos novos marcos legais.
 
Para acessar o novo código clique AQUI 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet