Notícias / Meio Ambiente

11/02/16 às 23:18 / Atualizada: 11/02/16 às 23:40

Mais de doze mil quelônios são devolvidos ao Rio Araguaia

Gestão Ambiental BR-158/MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Mais de doze mil quelônios são devolvidos ao Rio Araguaia

Foto: Dea Barbosa

Em 2015, mais de 12 mil quelônios foram devolvidos ao Rio Araguaia  graças ao trabalho desenvolvido pelo DNIT em parceria com a Colônia de Pescadores Z-22 de Santa Terezinha, no Mato Grosso.

A ação foi fruto do “Projeto Quelônios do Araguaia”, criado em 2011 com o objetivo de preservar espécies de tartarugas da Amazônia, devido a excessiva exploração dos estoques naturais destas espécies. Desde então, foram monitorados e devolvidos para o Rio Araguaia 3.800 filhotes de tartarugas em 2011 e 6.500 em 2012. Em 2013 não houve campanha do Projeto Quelônios.

Em 2014 o DNIT passou a participar das atividades do projeto, através da Gestão Ambiental da BR-158/MT, e o número de tartarugas devolvidas ao rio chegou a 11.285. No ano passado, com o manejo de três praias no Rio Araguaia, entre o trecho de Santa Terezinha e a divisa do Estado do Mato Grosso, esse número aumentou para mais de 12.000 quelônios, entre eles a tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e o Tracajá (Podocnemis unifilis).

As técnicas utilizadas nas ações permitem um aumento na taxa de sobrevivência dos indivíduos, o que contribui para a conservação da biodiversidade. Neste ano, a meta é monitorar e reintroduzir na natureza mais de 15.000 filhotes da espécie da tartaruga-da-amazônia.
  • Mais de doze mil quelônios são devolvidos ao Rio Araguaia

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet