Notícias / Educação

10/02/16 às 22:12

6 formas de fazer uma pessoa gostar de você

Eduardo Santorini via atitude.com

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Um dos livros mais vendidos de todos os tempos é o clássico “Como fazer amigos e influenciar pessoas” do Dale Carnegie. Neste livro o autor destaca algumas dicas extremamente simples para ajudar as pessoas a fazerem amigos. Já faz um tempo que queria abordar esse tema. Embora a arte de fazer amigos e ser uma pessoa mais popular não esteja diretamente ligado à conquista, certamente é uma habilidade social importante que todos deveriam entender para serem capazes de se relacionar melhor com as pessoas.

Tive meu primeiro contato com a obra do Carnegie ainda adolescente, em especial porque eu era extremamente reservado e tinha poucos amigos. No colégio, ser o nerd da turma não ajudava a me relacionar com ninguém. Os garotos mais populares ou se destacavam por serem bonitões ou eram bons em algum esporte. Eu não era nem um, nem outro. Infelizmente, naquela época, achei que os conselhos do Carnegie eram muito simples e que, por ser um livro antigo, não adiantaria de nada. Ou seja, continuei sendo um garoto impopular.

“Se a palavra é a chave para a razão, o sorriso é a chave para o coração…”

Só voltei a ter contato com os fundamentos dessa obra alguns anos mais tarde, já na faculdade. Foi algo que transformou minha vida. Especialmente por entender alguns pilares básicos para conquistar a admiração das pessoas. Talvez você já seja uma pessoa sociável e querida pelos outros. Ainda assim, é interessante conhecer quais são esses fundamentos para que você consiga ver o que já faz de forma intuitiva e se ainda há alguma coisa que você poderia estar fazendo para se tornar mais carismático.

Abaixo, separei 6 dos conselhos do Carnegie que eu considero essenciais para fazer as pessoas gostarem de você.

1. Seja genuinamente interessado na outra pessoa
Não há nada mais chato do que aquelas pessoas que estão a todo momento falando delas mesmas, das suas conquistas, dos seus objetivos. Não seja esse tipo de pessoa. Quando estiver com outra pessoa busque se interessar ativamente pela outra pessoa, faça o outro se sentir importante. Pergunte coisas que você sabe que a outra pessoa terá muito prazer em falar a respeito. Lembre-se de que você não ganhará a admiração de ninguém falando coisas maravilhosas sobre você. O tópico principal da conversa deverá ser a pessoa que está à sua frente e os interesses dela.

2. Sorria
Se a palavra é a chave para a razão, o sorriso é a chave para o coração. Quando você sorri, as pessoas se sentem mais confortáveis na sua companhia. Ninguém quer estar ao lado de pessoas mal humoradas ou daquelas pessoas com cara fechada. Isso é chato. Ao contrário, quando você sorri ou demonstra apreciar a companhia da outra pessoal, você será percebido como alguém mais interessante, um ótimo interlocutor.

Não há palavra que soe melhor aos nossos ouvidos do que nosso próprio nome. Experimente, da próxima vez que for a um restaurante, chamar o garçom pelo nome. Ao fazer isso, tenha certeza de que você será muito melhor atendido. Isso vale para qualquer situação. Desde para uma garota que você acabou de conhecer num bar até para uma pessoa que está ao seu lado num evento. Existem alguns truques que você pode usar para guardar o nome de uma pessoa, mas a forma mais simples de se lembrar é repetir o nome da outra pessoa pelo menos 3 vezes logo no início da conversa. Ao fazer isso, ficará mais fácil para que você se lembre do nome da outra pessoa mais tarde.

4. Olhe nos olhos da outra pessoa
Quem não se sente incomodado de conversar com alguém que a todo momento olha para os lados ou simplesmente começa a mexer no celular ou fazer outra coisa enquanto estão conversando? Quando você conversa olhando nos olhos do outro, é uma forma de deixar bem claro de que você está prestando atenção e ele é importante para você. Um macete para que você mantenha contato visual é você tentar lembrar, junto ao nome da outra pessoa, qual a cor dos olhos dela. Quando você faz esse pequeno esforço de memorizar a cor dos olhos, certamente irá precisar fazer contato visual. Quando for apresentado para alguém, lembre-se do sorriso junto com o contato visual.

5. Faça um elogio
Quem não gosta de receber um elogio? Elogios fazem bem a qualquer pessoa e todos nós gostamos de ser apreciados pelos outros. Mas aqui vale um cuidado. Sempre faça um elogio de forma sincera, por algo que você realmente admira na outra pessoa. Porque caso o elogio seja falso ou exagerado, você poderá ser visto como um bajulador e isso não irá ajudar em nada no seu relacionamento. Todas as pessoas têm algo que pode ser genuinamente apreciado. Talvez um acessório que te chamou atenção, talvez um trabalho que tenha sido bem feito, talvez algum elemento do comportamento. Faça esse exercício de sempre encontrar algo que aprecia na outra pessoa.

6. Não critique
Criticar a outra pessoa é a forma mais rápida de estragar qualquer relacionamento. Nunca faça isso! Ainda que a outra pessoa te pedir um conselho, nunca critique diretamente o que quer que seja. Caso você queira fazer uma consideração que acredita poder ajudar a outra pessoa, sempre comece com um elogio, faça sua observação de forma bastante sucinta e termine com um novo elogio. Dessa forma você não deixa de ser honesto mas também não estraga seu relacionamento. Por exemplo, se um colega de trabalho te pede uma opinião sobre um relatório e você acredita que está faltando dados importantes. Comece fazendo um elogio pelo esforço do seu colega em cumprir o prazo, fale brevemente sobre alguns “detalhes” que ele poderia acrescentar e finalize dizendo que admira a forma cuidadosa que ele formata o documento. Mas em linhas gerais, se alguém não te pedir opinião, jamais se intrometa.

Colocando em prática
Fazer uma pessoa gostar de você, como pode ver pelas dicas acima não é nada complicado. São passos muito simples que qualquer pessoa, em qualquer contexto social, pode aplicar. Mas a grande questão é: por que a maioria das pessoas não o faz?

É estranho, mas quando as coisas parecem simples demais nós simplesmente não colocamos em prática. Pegue o caso das dietas, por exemplo. Todos nós sabemos que para se ter um corpo bacana precisamos basicamente nos alimentar bem, evitar açúcares, refrigerantes, gordura saturada e, por outro lado, nos exercitarmos diariamente. Muito simples, mas ainda assim muitos de nós não colocamos em prática.

Para ser uma pessoa mais carismática e admirada pelos outros, tente colocar essas simples dicas em ação, demonstra interesse pelos outros, chame todos pelo seu nome, mantenha contato visual, jamais critique e encontre algo para apreciar nas outras pessoas! Com isso você certamente se tornará muito mais popular e querido pelas pessoas próximas.

Sobre Eduardo Santorini
Eduardo é coach de relacionamentos, criador do projeto Atitude.com e autor do best-seller Código da Atração. Atualmente ele é um dos maiores estudiosos dos mecanismos de atração entre homens e mulheres e seu trabalho já foi destaque nos principais veículos da mídia.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Valdenir, em 28/06/22 às 02:56

    Muito interessante estou precisando de amigos não e fácil mantém amizades te que te Dedicação

 
 
 
Sitevip Internet