Notícias / Educação

27/10/22 às 11:28

ENEM: Direito é o segundo curso mais procurado do Brasil; conheça as possibilidades da carreira

Professor do curso de Direito da Unic apresenta os caminhos no mercado para bacharéis da área

Safira Pinho

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
ENEM: Direito é o segundo curso mais procurado do Brasil; conheça as possibilidades da carreira

Foto: Assessoria

O sonho em atuar nos Tribunais de Justiça, Tribunais do Júri, defender os direitos das pessoas é comum entre os vestibulandos brasileiros – um levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) aponta que o curso de Direito é o segundo mais procurado entre os estudantes, com 759.361 registradas no Censo 2020. A graduação possui uma das notas de corte mais altas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro, e permite a atuação em diferentes áreas do mercado de trabalho.  
 
De acordo com advogado e professor do curso de Direito da Unic, professor e mestre Ronaldo Bezerra, Conselheiro Estadual da OAB-MT, a advocacia é uma das carreiras mais desejadas entre os bacharéis e, para atuação, é necessária a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Isso se dá, caso o candidato seja aprovado no Exame de Ordem, uma avaliação composta de duas fases. “Embora seja o campo de atuação mais conhecido, há diversas carreiras jurídicas que podem ser seguidas por meio dos concursos públicos, por exemplo, Professores, Consultores, Delegados, Defensores Públicos, membros do Ministério Público Estadual ou Federal, Magistratura Estadual e Federal e até mesmo, a advocacia pública.  
 
Dentro dessas carreiras jurídicas, o docente, destaca:  
 
Inovação. Novos caminhos surgem com as demandas do mercado para o bacharel em Direito. A gestão de privacidade, por meio da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, e a arquitetura jurídica para compreensão e análise de dados são funções em alta para os graduados, que também podem atuar como profissionais de segurança cibernética e gestão de projetos em Lawtechs e Legaltechs.  
 
Defensoria Pública. Os profissionais que assumem cargos em nas defensorias públicas dos estados e da União têm a oportunidade de defender cidadãos sem condições financeiras para recorrer a um advogado particular. Para exercer a função de defensor público, o candidato deve ser aprovado em concurso, estar inscrito na OAB e ter, no mínimo, três anos de atividades jurídicas comprovadas.  
 
Delegacia de Polícia. Os interessados pelo universo do Direito Penal podem seguir carreira como delegados e delegadas, tanto da Polícia judiciária Civil como da Polícia Federal. O processo seletivo para assumir o posto, voltado para bacharéis com três anos de experiência, se dá por meio de concurso público com diferentes fases de avaliação. 
 
Procuradoria. Os procuradores e procuradoras defendem os interesses dos municípios ou estados onde atuam, além da União e do setor privado. O profissional é responsável por escrever e analisar editais de licitação, contratos públicos, além de prestar consultorias ao órgão para o qual responde e representar a entidade em tribunais.  
 
Pesquisas. Os pesquisadores das Ciências Jurídicas contribuem para a formação de novos profissionais e para o estudo das tramitações no campo do Direito. Os acadêmicos são especialistas das diferentes áreas do Direito, como a administrativa, cível, penal, trabalhista, tributário, entre outras, produzindo artigos científicos ou obras que serão utilizadas como referências nos fundamentos das teses a serem aplicadas nos processos. 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet