Notícias / Justiça

10/10/22 às 12:26

Oficina de costura garante ressocialização de reeducandos da Penitenciária de Sinop

Oportunidade de trabalho e qualificação profissional contribuem para quem deseja construir um futuro distante do crime.

Willian Silva | Sesp-MT

com redação

Imprimir Enviar para um amigo
Oficina de costura garante ressocialização de reeducandos da Penitenciária de Sinop

Oficina de Costura Penitenciária de Sinop-MT

Foto: Willian Silva

Mais de 700 peças de uniformes escolares são produzidas diariamente por recuperandos, em uma oficina de corte, costura e serigrafia na Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), em Sinop (480 km de Cuiabá). A produção é apenas parte de uma das atividades desempenhadas por 146 internos, que buscam no trabalho uma forma de construir um futuro distante do crime.

Somente na oficina, 19 reeducandos, sendo três na serigrafia, têm a oportunidade de trabalhar na produção de uniformes, participando de todo o processo de produção das peças. Eles recebem o treinamento necessário, que vai desde o corte, a impressão da marca no tecido, até os diferentes modelos de costuras.

O trabalho garante a ressocialização dos recuperandos, que buscam, na oficina e em outras atividades de trabalho, uma forma de tornar o cumprimento da sua pena menos doloroso e ainda auxiliar na reinserção do reeducando à sociedade e ao mercado de trabalho, após ganhar a liberdade.

O secretário-adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, destacou que este é o papel do Estado - apoiar a pessoa em conflito com a lei a encontrar seu papel na sociedade. “Ofertando trabalho aos internos, estamos promovendo dignidade e dando uma oportunidade de reconstrução de sua vida, como cidadão, no seio da sociedade”.

Neste sentido, a ressocialização do recuperando significa uma pessoa a menos nos presídios. “Importante destacar que qualificação profissional e educação são fundamentais para que o reeducando se encaixe no mercado de trabalho, não volte a praticar crimes e evite ser preso novamente” lembrou Jean Gonçalves.

É o caso de Elionai Alves, que participa da oficina. Ele disse que a oportunidade de trabalho é como um presente em sua vida. “Hoje, posso dizer que sou um profissional nesta área. Quando eu estiver lá fora, posso montar a minha própria malharia e viver dela. Posso ajudar a minha família com uma renda e até ensinar outras pessoas que querem aprender”.
 
A produção é intensa e diária. Durante a pandemia, os reeducandos produziram mais de 35 mil aventais hospitalares, atendendo aos municípios da região. Somente para a Prefeitura de Nova Mutum (242 km de Cuiabá), foram produzidos 9,5 mil kits de uniformes em menos de dois meses. Também são produzidos os uniformes da própria polícia penal. 

A oficina é estruturada com 25 mesas, com máquinas de costura de diferentes modelos, entre elas overlock, dois berços térmicos e quatro mesas gravadoras. A oficina foi montada com recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), com apoio do Conselho da Comunidade do município e da Comarca da Justiça Estadual de Sinop.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet