Notícias / Meio Ambiente

17/09/22 às 11:11

Raros, cachorros-vinagre são encontrados em fazenda no município de Nova Bandeirantes

Espécie vive apenas em lugares ambientalmente preservados e está ameaçada de extinção

Redação AguaBoaNews

via TV Centro América via g1/MT

Imprimir Enviar para um amigo
Raros, cachorros-vinagre são encontrados em fazenda no município de Nova Bandeirantes

Espécie vive apenas em lugares ambientalmente preservados

Foto: Reprodução

Funcionários de uma fazenda em Nova Bandeirantes (980 km de Cuiabá) encontraram cachorros-vinagre durante uma pescaria. Os animais estavam se refrescando no rio. A espécie é rara e está ameaçada de extinção no país.
 
No vídeo gravado pelos funcionários, é possível ver os animais próximos à água e ouvir o som reproduzido por eles - e que não lembram o latido de cães.
 
De acordo com o pesquisador, doutor em ecologia e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, Roberto Fusco, a espécie vive na naturezam em grupos de dois a seis indivíduosm e é caracterizada pelas pernas curtas e as garras afiadas e grandes, maiores do que de cães domésticos do mesmo porte.
  
Um animal adulto vive em média 10 anos. A espécie se alimenta principalmente de paca, tatu e roedores.

A aparição deste animal entre humanos é extremamente rara, segundo o especialista.
 
“Ele é o único canídeo sul-americano que vive em matilha, podendo chegar a viver em grupos de até 11 indivíduos”, ressaltou.
 
O Instituto Chico Mendes publica relatórios sobre o grau de risco de extinção da fauna silvestre e o cachorro-vinagre aparece como vulnerável. A espécie tem probabilidade de ser extinta em, no máximo, 100 anos. Esse risco se deve a desmatamento, atropelamentos, caça de suas presas e infecção por doenças, como raiva e sarna, transmitida por animais domésticos.
 
O animal é pouco conhecido pelos moradores locais e a aparição registrada pelos funcionários da fazenda, segundo o pesquisador, é uma demonstração de que há preservação ambiental no local, já que ambientes bem preservados são fundamentais para sua existência.

A suspeita de origem do nome curioso é que seja derivada de sua cor. No entanto, não há informações oficiais que indiquem isso.
 
Outra aparição
 
Em junho desse ano, um cachorro-vinagre foi encontrado pela Polícia Ambiental em Paranatinga, a 411 km de Cuiabá, em uma propriedade rural. Na base da PM de Rondonópolis, recebeu os cuidados de uma médica veterinária, onde foi apelidado de Juca.
 
O animal foi encaminhado para um zoológico de Brasília.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet