Notícias / Política

11/09/22 às 17:27 / Atualizada: 11/09/22 às 17:41

Araguaia é o Vale das prefeitas

Eduardo Gomes

blogdoeduardogomes.com.br

Imprimir Enviar para um amigo
Prefeita em exercício Rejane Garcia
O masculinizado poder político mato-grossense tem contraponto, ainda que tímido, mas tem, no Vale do Araguaia, que assim, também pode se chamado de Vale das Prefeitas. A presença da mulher nas prefeituras aumentou na quinta-feira, 8, quando a vice-prefeita de Água Boa e administradora de empresas Rejane Schneider Garcia assumiu a administração por 30 dias, por conta do afastamento do prefeito Mariano Kolankiewicz, que deixou o cargo para participar da campanha eleitoral de sua mulher Juliana Kolankiewicz (MDB), candidata a deputada federal.

Railda, ex-prefeita de Nova Nazaré
Política e geograficamente não existe a região Vale do Araguaia, muito embora uma área formada por 34 municípios seja reconhecida como tal. Essa extensão territorial estende-se da divisa com Goiás e Mato Grosso do Sul, no Sudoeste, à divisa com com Tocantins e Pará, no Nordeste mato-grossense.

Para melhor identificação a área situa-se no vale entre a margem esquerda do rio Araguaia e a direita do Xingu. Porém, se a ela fossem somados outros municípios cujas águas drenam para o Araguaia e Xingu (em sua margem direita) o número de municípios subiria bastante.


Jo Soares
Com Rejane Garcia na prefeitura de Água Boa, o Vale do Araguaia conta com cinco prefeitas: Marilda Sperandio (Alto Taquari), Luzia Brandão (Ribeirão Cascalheira, reeleita), Jo Soares (Santa Cruz do Xingu), Janailza Taveira (São Félix do Araguaia, reeleita).


Anteriormente o Vale do Araguaia teve as seguintes prefeitas: professora Raquel Campos Coelho (São José do Xingu), Dalva Peres (Cocalinho) advogada Noely Paciente Luz (Luciara), Laudelina Rocha e Magali Vilela (General Carneiro), Olinda Saggin e Inês Mesquita Moraes Coelho (Torixoréu), Divina Oda (Pontal do Araguaia), Noêmia Presser Niedermeier (Alto Araguaia), Patrícia Fernandes (Ribeirão Cascalheira – morreu em um acidente rodoviário, no exercício do cargo) e Railda de Fátima Alves (Nova Nazaré).


Marilza
MAIS – Outros municípios das bacias hidrográficas do Araguaia e Xingu também foram e são administrados por mulheres, mas os mesmos são identificados com outras regiões. Estão no cargo as prefeitas: Andreia Wagner, de Jaciara, ora licenciada e substituída pela vice Zila BruschettaFrancieli Magalhães, de Santo Antônio de Leverger; e Marilza Augusta, de Nova Brasilândia. Foram prefeitas: Angelina Benedita, de Planalto da Serra; Jane Sanchez, de Poxoréu; e Célia Orione, de Guiratinga.

Fonte: blogdoeduardogomes


Fotos:
1 – Radio Interativa FM
2 – Reprodução/Facebook
3 – Semana7.com.br
4 – Prefeitura São José do Xingu
5 – Prefeitura Nova Brasilândia

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet