Notícias / Agropecuária

06/09/22 às 20:02 / Atualizada: 06/09/22 às 20:10

Acrimat inicia série de reuniões para fortalecer atividade pecuária em MT

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Acrimat inicia série de reuniões para fortalecer atividade pecuária em MT

Reunião em Barra do Garças

Foto: Assessoria Acrimat

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) iniciou uma série de reuniões para recolher as demandas dos produtores e reforçar a atuação da entidade em prol da pecuária de corte, especialmente diante do atual momento pelo qual passa o setor, com a desvalorização das cotações da arroba do boi e a baixa absorção da carne bovina no mercado interno.

As reuniões foram realizadas nos municípios de Rondonópolis (214,6 km de Cuiabá) e em Barra do Garças (517 km de Cuiabá) e contou com a participação de algumas das principais lideranças do setor da pecuária de corte das regiões Sul e Médio Araguaia do Estado. As reuniões serão realizadas em outros quatro municípios.

Durante a reunião, os produtores mencionaram diversas dificuldades no setor e contaram como eles têm se desdobrado para equilibrar o negócio. Entre as demandas mais preocupantes foram destacadas as questões relacionadas ao monopólio dos frigoríficos, falta de plantas frigoríficas em algumas regiões, preço da arroba do boi e até a falta de mão de obra qualificada para o trabalho no campo.

O segundo vice-presidente da Acrimat, Luis Fernando Conte, ressaltou a necessidade da Acrimat visitar os quatro cantos do Estado para ouvir o produtor e entender quais as necessidades neste momento, para assegurar a manutenção da atividade da pecuária de corte em Mato Grosso. Além disso, é um importante momento para nortear a entidade na busca de uma solução para as demandas apresentadas.

“Sabemos das dimensões do estado e dificuldades que a cadeia pecuária enfrenta ao longo de toda história, problemas crônicos, e neste momento específico de crises que a pecuária está vivendo – dos baixos preços, em relação a concentração de plantas frigoríficas e dificuldades de abate, que assola principalmente a região do médio Araguaia – a Acrimat vai continuar lutando e usando essas críticas para nortear os nossos trabalhos”, destacou.

Ainda segundo Luís Fernando, as reuniões foram e ainda serão uma oportunidade também de apresentar todas as ações e projetos já desenvolvidos pela Acrimat, a fim de promover um aumento do associativismo de modo a fortalecer a entidade.

“Essas reuniões têm como objetivo apresentar os trabalhos realizados pela entidade, todo nosso lastro de cadeiras que ocupamos nos vários fóruns em que a Acrimat tem assento. Eu acho que é uma oportunidade de trazer as ações da Acrimat para pessoas que desconhecem, que sabem do problema, mas não sabem que existe a ação efetiva da Acrimat nesses casos. Também é uma forma de ouvir reclamações, que recebemos com tranquilidade”, afirmou.

Anfitriã da reunião em Barra do Garças, a diretora da Acrimat, Maria Ester Fava, conhecida como Téia, destacou o engajamento dos produtores da região Médio Araguaia que, apesar da distância, toparam o convite para se reunir e debater sobre a cadeia da carne.

“Foi extremamente produtiva. O engajamento das pessoas que vieram, que viajaram 700 quilômetros para estar na reunião. O Vale do Araguaia é muito maior que o resto do estado, imagina. Todos muito engajados e com muitos problemas, muitas preocupações. Mas isso é um pontapé inicial de outras reuniões que devem existir”, disse.

Além disso, segundo Téia, o encontro foi uma oportunidade de apresentar quem são os diretores regionais da Acrimat aos produtores que ainda não conhecem a entidade – e a partir disto, começar a pensar em políticas regionais para o fortalecimento da atividade em cada região.

“Agora eles estão conscientes de quem são os diretores da Acrimat na região e acredito que cada um dos diretores regionais que vieram podem fazer pequenos núcleos nos seus municípios, para que depois possamos juntar e ter uma opinião única, com todos esses problemas, avalio que foi bem produtivo”, finalizou.

Outras reuniões– Além dos municípios de Rondonópolis e em Barra do Garças, as cidades de Nova Canaã, Pontes e Lacerda, Juína e Juara também reunirão as lideranças produtoras que compõem a cadeia da carne.
  • Acrimat inicia série de reuniões para fortalecer atividade pecuária em MT
  • Acrimat inicia série de reuniões para fortalecer atividade pecuária em MT

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet