Notícias / Economia

30/08/22 às 20:27

Educação financeira: dicas para cuidar melhor do seu dinheiro

Aprenda como poupar, investir e ter uma relação saudável com o dinheiro por meio da Educação Financeira com nossas 5 dicas práticas e eficazes!

Mayara Neudl

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Você sabia que mais de 68% dos brasileiros possuem despesas que superam seus rendimentos? É isso que afirma uma pesquisa realizada pelo IBGE. Isso acontece porque muitas famílias vivem com um padrão de consumo mais alto do que suportam.

Desta maneira, acumulam dívidas, parcelam o cartão de crédito e pagam juros altíssimos. O problema é que a maioria das pessoas não sabe como administrar o dinheiro. 

Mas, é aí que surge o tema deste artigo, a Educação Financeira. Com ela, você poderá gerenciar melhor seus recursos e despesas, poupar dinheiro e atingir seus objetivos. Quer saber como? Confira aqui nossas 5 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro!

O que é Educação financeira e porque ela é importante

Em primeiro lugar, precisamos entender que a Educação Financeira é um processo que serve para desenvolver uma relação saudável com o dinheiro. Ou seja, não se trata apenas de aprender a gastar, mas sim em realizar escolhas de consumo mais conscientes.
Por exemplo, uma pessoa que se educa financeiramente reconhece todo o esforço necessário para juntar determinada quantia de dinheiro. Logo, esta pessoa também sabe a importância do planejamento. 

Portanto, é fundamental realizar alguns sacrifícios para receber recompensas maiores de longo prazo. Com isso, percebemos que uma das maiores dificuldades desta questão se trata da postura que temos em relação às compras.

Isso porque o consumidor precisa adquirir somente aquilo que precisa e pode pagar, evitando assim, aumentar suas dívidas.

Além disso, o momento atual está marcado por uma ascensão econômica que permite um maior contato das pessoas com novas situações e operações financeiras pouco familiares para muitos brasileiros. 

Neste cenário, a Educação Financeira promove a conscientização da população quanto às suas decisões individuais e familiares relacionadas a seus recursos. Com isso, as pessoas adotam melhores decisões e constroem uma vida financeira mais sustentável.

6 Dicas para cuidar melhor do seu dinheiro

A Educação Financeira permite a gestão eficaz do próprio dinheiro. Ao conhecer seu perfil de consumidor, orçamento e expectativa fica mais fácil organizar seus ganhos e encontrar as melhores soluções. Para isso, confira nossas 6 dicas que vão te ajudar a cuidar melhor do seu dinheiro:
  1. Elimine suas dívidas
O primeiro passo para cuidar melhor do seu dinheiro é eliminar suas dívidas. Ou seja, se você não tiver dívidas, já está controlando bem suas finanças pessoais. 

Afinal, contas atrasadas geram novos custos, isso porque os juros cobrados são altos. Deste modo, você não consegue poupar nem se programar melhor. Já que quase todo o  dinheiro que entra é direcionado para as contas que você precisa pagar.

Portanto, escolha uma estratégia de quitação e corte os gastos ou reduza suas despesas para aliviar um pouco suas dívidas e as contas a pagar. O objetivo é fazer com que sobre dinheiro para investir no futuro.
  1. Analise sua renda
Após identificar suas dívidas e focar em diminuí-las, analise sua renda. Primeiramente, comece entendendo quais são suas fontes de renda como salário líquido, aluguéis de imóveis, renda extra, etc. 

Vale destacar que o aluguel de algum imóvel entra como renda fixa, mas isso não acontece se o valor que entra vier de uma venda de imóvel. Isso porque, este dinheiro não é fixo, não vai se repetir para sempre. Então considere como um valor extra.

Existem pessoas com medo de realizar esses cálculos porque percebem que gastam muito mais do que ganham. Mas, somente assim você poderá mudar essa realidade. Então, se for este seu caso, pense na possibilidade de realizar algumas atividades que produzam uma renda extra.
  1. Faça um planejamento

Para ter seu orçamento sob controle e melhorar suas finanças, você precisa fazer um planejamento. Com os dados de sua renda, monte uma planilha atualizada com os gastos mensais, por exemplo:
  • Gastos fixos: aluguel, água, luz, internet, telefone, mensalidades escolares, condomínios, assinaturas, etc.;
  • Variáveis: mercado, academia, impostos, farmácia, médico, terapias, etc.;
  • Supérfluos: roupas, eletrônicos, bares, restaurantes, presentes, cinemas, etc.

Com este planejamento, foque em não gastar mais do que ganha. Além disso, ajuste os valores de cada categoria, buscando economia. Vale lembrar que quanto mais detalhado seu planejamento, melhor será. 
  1. Aprenda a poupar
Para poupar dinheiro e conseguir investir no futuro, defina algumas metas de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, não é necessário cortar todos seus gastos supérfluos. Comece reduzindo apenas de 5% a 10% de cada categoria.

Desta maneira, com metas pequenas, mas atingíveis você conseguirá alcançar seus objetivos. Já as metas de médio prazo serão inspiradoras, como realizar aquela viagem dos sonhos.

Enquanto uma meta de longo prazo se trata da sua independência financeira. Para isso, analise seus gastos e busque formas mais econômicas de obter os itens de cada categoria. 

Por exemplo, se o seu principal gasto for com comida, pesquise preços e marcas e prefira as mais baratas. Além disso, busque sempre pagar à vista.
  1. Invista seu dinheiro
Este é um dos passos mais importantes para quem deseja mudar o rumo da vida financeira. Afinal, ter o hábito de investir é tão importante quanto o de controlar e poupar dinheiro. Isso porque é este hábito que fará com que seu dinheiro cresça.

Em outras palavras, investindo você estará colocando seu próprio dinheiro para trabalhar para você. Para isso, procure conhecer as opções de investimentos adequados ao seu perfil e as suas necessidades.
  1. Estude sempre sobre Educação Financeira
Informação é a base para tomar as melhores decisões. Portanto, se atualize sobre o tema com cursos online, por exemplo. Assim, você estará conhecendo bem seu orçamento e pesquisando as melhores maneiras de investir seus lucros.

Afinal, sempre há mais conhecimento a se descobrir sobre o tema. Inclusive, existem cursos online com certificados, os quais você estuda conforme seu tempo e ritmo. Além de aprender a administrar seu orçamento, poderá ajudar quem busca fazer o mesmo e ainda ter sua renda extra, elaborando planejamentos financeiros para terceiros. Que tal? 

Cuide do seu dinheiro e saiba que educação financeira funciona como dieta. Ou seja, a mudança vem dos hábitos constantes com o tempo e prática diária, não existem soluções milagrosas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet