Notícias / Policial

10/08/22 às 09:58

Polícia Federal realiza operação em seis cidades de MT sobre fraudes contra a Previdência

Polícia Federal realiza operação em seis cidades de MT sobre fraudes contra a Previdência

Foto: Reprodução/PF-MT

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a Operação Opus Ficta II, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa suspeita de ter fraudado diversos benefícios previdenciários.

Foram expedidos, pela 7ª Vara Federal da Seção Judiciária do Mato Grosso, 17 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva nas cidades de Cuiabá/MT, Várzea Grande/MT, Chapada dos Guimarães/MT, Cáceres/MT, Mirassol d´Oeste/MT, Primavera do Leste/MT e Goioerê/PR.  Também foi deferido o sequestro de bens móveis e imóveis. 

As investigações, iniciadas desde 2017, constataram que suspeitos fraudaram aposentadorias por idade e por tempo de contribuição com a inserção no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), de vínculos empregatícios falsos, com empresas com status de suspensa ou cancelada/inativa desde, no mínimo, 2004, através de GFIPs (guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social).

As aposentadorias fraudulentas geraram um prejuízo em mais de R$2 milhões. A prospectiva de prejuízo para o INSS, caso não fosse realizada a operação na data de  hoje, é de R$10.258.647,22.

A operação contou com o apoio Núcleo de Inteligência Previdenciária e Trabalhista no Estado do Mato Grosso (NUINT/MT), integrante da Força Tarefa Previdenciária.

OPUS FICTA II – “trabalho fictício” – remete à continuação dos trabalhos realizados no ano de 2018.

Os envolvidos responderão crimes de estelionato previdenciário, associação criminosa, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistemas de informações.

(Assessoria/PF-MT)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet