Notícias / Negócios

04/02/16 às 12:51 / Atualizada: 04/02/16 às 12:58

Complexo de Piscicultura do Acre é pioneiro na certificação para exportação do Pirarucu

Paula Amanda - assessoria governo do Acre

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
O Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia está preparado para alcançar o mercado internacional. O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) certificou o cadastramento do plantel de reprodutores de pirarucu do complexo, na última segunda-feira, 1. A empresa é a primeira a receber o certificado no Acre, sendo também uma das pioneiras no Brasil.

Para garantir a exportação de um produto de qualidade sem ameaçar a espécie, que é considerada vulnerável, foi necessário que o governo colocasse em vigor uma instrução normativa que regulamentasse a atividade, por meio de cadastro e licenciamento.

O diretor-presidente do complexo, Fábio Vaz, afirma que a certificação é a única forma de garantir a sustentabilidade da produção. “A certificação do Imac e o acompanhamento do Ibama é a garantia que todo pirarucu processado no complexo é de origem sustentável. Esta espécie consta na lista de extinção, e nós temos o compromisso de garantir uma produção sustentável”, disse.

A oportunidade de regulamentar a exportação do pirarucu é mais uma alternativa produtiva que reforça toda a cadeia, com a valorização e o incentivo aos produtores de cativeiro.

“Trata-se de mais um passo para potencializar a cadeia produtiva da piscicultura. O pirarucu é uma espécie de peixe muito apreciada no mercado gastronômico, e agora com a possibilidade de exportar, certamente vai agregar ainda mais valor ao produto”, destacou o diretor-presidente do Imac, Pedro Longo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet