Notícias / Personalidades

04/08/22 às 11:09

Premiação homenageia mulheres que contribuem para a defesa feminina no Estado

As homenageadas receberão o prêmio “Ruth Marques Corrêa da Costa”, em solenidade da VII Edição do Prêmio em Cuiabá.

Rose Velasco | SETASC -MT

Imprimir Enviar para um amigo
Premiação homenageia mulheres que contribuem para a defesa feminina no Estado

Foto: João Reis | SETASC - MT

O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso vai realizar no dia 05 de agosto, a entrega do “Prêmio Ruth Marques Correa da Costa”, às 17h no auditório da OAB/MT, em Cuiabá. A premiação é realizada anualmente, desde 2016, quando foi instituído pelo Conselho.

Qualquer pessoa pode realizar a indicação de mulheres que têm um histórico de luta em defesa dos direitos humanos das mulheres no Estado.  Das indicações, duas pessoas são agraciadas com a honraria, uma em vida e a outra In Memoriam.  
 
A presidente do Conselho, Ana Carolina de Jesus destaca a importância do evento por ser uma maneira de homenagear as mulheres que lutam e promovem a defesa dos Direitos Humanos das mulheres no Estado.
 
A premiação será dividida entre duas categorias: Em Vida e outra na categoria In Memoriam. A cerimônia de entrega às homenageadas faz parte do calendário de ações da campanha Agosto Lilás”, que prevê atividades com debates voltados à conscientização sobre o enfrentamento de violência contra as mulheres.     
 
A programação terá início às 17 horas, com apresentação artística, exibição de vídeo sobre “Memórias do Conselho Estadual da Mulher”; Roda de conversa sobre o tema “’16 anos da Lei Maria da Penha – Avanços e desafios”., encerrando com a entrega da premiação.
 

Quem foi Ruth Marques Corrêa da Costa

Com a vida dedicada ao magistério, mulher simples e ao mesmo tempo forte, Ruth Marques Corrêa da Costa foi diretora da Escola Bernardina Rich por 19 anos, além de exercer o cargo de supervisora em várias escolas da Capital. Ajudou a criar a Associação de Professores Primários de Mato Grosso, tendo sido eleita a primeira presidente. Posteriormente, a mencionada associação se transformou no SINTEP/MT. Ruth foi ainda proprietária do Colégio Santa Cecília (escola particular) e, durante dez anos, concedeu várias bolsas de estudo para crianças carentes. Também ajudava mulheres necessitadas.
 

Serviço
Entrega da VII edição do Prêmio “Ruth Marques Corrêa da Costa”
Local: Auditório da OAB/MT
Data: 05 de agosto de 2022
Horário: 17h00

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet