Notícias / Ação Social

02/08/22 às 09:47

Agosto Lilás: Conselho Estadual dos Direitos da Mulher promove debate social sobre violência doméstica

Agua Boa News

com Assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
No dia 3 de agosto será realizado em Cuiabá o Seminário Agosto Lilás - Panorama do Estado de Mato Grosso, das 8 às 17 horas, no auditório da Associação Mato Grossense dos Municípios (AMM). O evento é organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher com o apoio da Secretaria adjunta de Direitos Humanos (SETASC-MT), pela Associação para o Desenvolvimento Social dos Municípios, pela Polícia Judiciária Civil e pela Secretaria Municipal da Mulher de Cuiabá.
 
De acordo com a Ana Carolina de Jesus, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, o seminário tem como objetivo demarcar o início de um mês reflexivo, para sensibilizar instituições, gestores e mulheres da sociedade, sobre o tema, além de compartilhar dados e Informações sobre a violência contra a mulher no estado de Mato Grosso, além de divulgar as ações de Políticas Públicas, serviços e projetos sociais que se destacam na Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência.
 
A programação contempla palestras sobre os temas: Lei Maria da Penha: A importância da rede de proteção; violência contra a mulher: atual cenário mato-grossense; o papel da PVDM/PJC no enfrentamento à violência contra a mulher; atuação da patrulha Maria da Penha em Mato Grosso;   rede de atendimento à violência contra a mulher – experiência do município de Cuiabá; rede de atendimento à violência contra a mulher – experiência do município de Barra do Bugres; NEPOM e a articulação das políticas públicas no reconhecimento dos direitos das mulheres e ações e metas do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
 
 A campanha Agosto Lilás foi criada em alusão a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, quando surgiu a necessidade de inibir os casos de violência doméstica no país. São 16 anos de uma legislação, que impacta na vida de mulheres que sofrem ou sofreram diversos tipos de violências.
 
A lei é considerada uma das três melhores no mundo pelas Nações Unidas, prevê mecanismos inovadores, como medidas protetivas, ações de prevenção, suporte às mulheres e grupos reflexivos para homens, conforme destaque da Agência Brasil em 2021.
 
O Atlas da Violência de 2021 mostra que entre 2009 a 2019 foram mais de 50 mil brasileiras assassinadas. Em Mato Grosso em 2021, foram concedidas 12.025 Medidas Protetivas de Urgências, sendo que 43 mulheres sofreram feminicídio.
 

Serviço:

Seminário Agosto Lilás Panorama do Estado de Mato Grosso
Dia: 03 de agosto de 2022
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Auditório da Associação Mato Grossense dos Municípios (AMM), em Cuiabá.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet