A adolescente de 16 anos e interna do Case de Cuiabá, S.P.S., competiu nas modalidades Vôlei, Futsal, Tênis de Mesa e Atletismo, ela afirmou que sempre praticou esporte e disse estar muito animada com as Olímpiadas. “É uma oportunidade muito boa. Conhecer outros lugares, outras pessoas, se enturmar e quando sair da internação poder correr atrás dos nossos objetivos. Quando eu sair daqui, quero seguir uma carreira e estudar na escola militar. Já tenho tudo organizado, quero ser policial.”
Presença campeã - O medalhista de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015 e atual secretário adjunto de Esportes de Mato Grosso, judoca mato-grossense David Moura, esteve presente e incentivou os adolescentes durante a competição. “Eu vivi essa transformação que o esporte faz em nossas vidas. Esses adolescentes aqui precisam acreditar que largada não é destino, que a vida traz dificuldades mesmo, mas o esporte ensina que passamos por cima delas e que podemos alcançar grandes voos.”
Para a secretária adjunta de Justiça da Secretaria de Segurança Pública, Lenice Silva dos Santos Barbosa, é preciso compreender que a política de cultura e esporte para os jovens, mesmo para os não privados de liberdade, é uma prática escassa. “Quando o sistema socioeducativo busca garantir o esporte, a cultura, tendo o Judiciário como nosso grande parceiro, é muito importante. Quando eles desciam do ônibus víamos meninas e meninos emocionados, pois nunca estiveram em um espaço, em uma oportunidade como essa. Apesar do julgamento social, está sendo possível proporcionar uma reinserção social de qualidade a estes jovens.”
O superintendente de Administração Socioeducativa, Iberê Ferreira da Silva Junior, avaliou o evento como muito positivo na vida dos adolescentes, pois muito deles nunca tiveram acesso ao esporte, além disso, destacou o desafio de logística para trazer os jovens das unidades do Estado.
“Nós iniciamos o planejamento do evento há quatro meses, envolvendo todos os atores e forças de segurança do Estado, para que conseguíssemos trazer todos esses adolescentes. Aqui é a oportunidade de estimulá-los a seguirem na vida esportiva e, de repente, de até se tornarem atletas olímpicos”, encerrou Iberê.
Início das Disputas - As I Olimpíadas iniciaram os jogos com uma partida de Vôlei entre Cuiabá e Rondonópolis, com vitória para o time do interior. Além da modalidade, também houve disputa na categoria Futsal, Arremesso de Peso, Tênis de Mesa, Atletismo e Natação.
Dispositivo de Abertura - Participaram do dispositivo de abertura do evento, o juiz coordenador do GMF Socioeducativo, e coordenador da CIJ, Túlio Duailibi Alves Souza, o superintendente de Administração Socioeducativa, Iberê Ferreira da Silva Junior, o promotor de Justiça, Rogério Bravin de Souza, a coordenadora do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de Mato Grosso (CEDCA), Roberta de Arruda e a secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa.