Notícias / Agricultura

31/07/22 às 11:46

Festival da Jabuticaba de Juscimeira (MT) terá duas edições em 2022

Irrigação “quebra” dormência dos pés, que frutificam na seca.

Mara Carvalho e Dayanne Nogueira

TV Centro América

Imprimir Enviar para um amigo

Irrigação "quebra" dormência dos pés de jabuticaba durante a seca — Foto: Rogério Gonçalves/TV Centro América
 
O 39º Festival da Jabuticaba de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá, começa nesta sexta-feira (29) e, neste ano, terá uma edição extra em novembro. Isso foi possível graças ao sistema de irrigação que está sendo usado nos pomares e possibilitou “quebrar” a dormência dos pés, fazendo com que produzam mesmo na seca.
 
“Nos 39 anos que nós exploramos o festival, não tínhamos irrigação, contávamos apenas com as chuvas. O advento da irrigação nos trouxe a possibilidade de testar o pomar pra ver se conseguiríamos quebrar essa dormência. A jabuticabeira entende que está chovendo. A carga é um pouco mais baixa, sim, mas acredito que o próprio pomar vai se adaptar a esse regime de produção”, diz o extensionista rural da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), Luiz Gustavo Amorim Correa.

A expectativa, agora, é garantir a longevidade do pomar. “Além da água, nós vamos começar a trabalhar com a adubação orgânica. Nossa intenção é que o pomar chegue aos 100 anos”, acrescenta.

 
O festival deve reunir 5 mil pessoas por fim de semana. “O turismo tem muito espaço em Mato Grosso. Quanto mais você investir e agregar o lazer, cultura e agricultura, com certeza é só andar pra frente”.
 
Amor pela terra
 
O agricultor Elinaldo Schembek foi caminhoneiro por 12 anos, mas decidiu largar a estrada para cuidar do pomar. “O amor bateu mais forte”, conta.
 
A propriedade dele conta com 600 pés e a irrigação pode ajudar a aumentar a produtividade.
 
“O desafio é o clima, que anda complicado de uns anos pra cá. Tem ano que chove mais, tem ano que chove menos, faz frio. Ela é uma fruta que, a partir de dezembro até meados de maio, não produz mais”, reflete.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet