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25/07/22 às 08:15

Como fazer crescer o seu pequeno negócio com marketing de conteúdo

Assessoria

com redação

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O marketing de conteúdo é uma estratégia que usa a produção de conteúdos digitais para criar engajamento com o público-alvo de uma empresa, difundir informação, fazer publicidade e conquistar credibilidade.

Há inúmeras formas de marketing de conteúdo digital, desde as mais simples, como fazer cartaz, mensagem de correio eletrónico ou infografia, até às mais complexas, como fazer vídeo ou podcast.

Conheça várias maneiras de rentabilizar o marketing de conteúdo para aumentar o sucesso do seu pequeno negócio.


Correio eletrónico

Foto: Pixabay License
As campanhas realizadas por correio eletrónico são uma das formas mais eficazes de rentabilizar o marketing de conteúdos, não obstante ser um recurso que deve ser usado com parcimônia.

Uma boa mensagem de correio eletrónico deve constar dos seguintes elementos: o Assunto, que deve ser sucinto e atrativo; a Imagem, que deverá ser interessante e sóbria; o Corpo de Texto, que deverá ser muito informativo e não exceder as 200 palavras; e a Chamada para a Ação, que deverá ser um link para o seu site, um inquérito ou um produto para compra.

Caso envie um número muito significativo de emails para os subscritores da sua lista de distribuição, deverá ter certos cuidados para que este recurso não se torne prejudicial para o seu negócio.


Blogs

Os blogs são amplamente utilizados por negócios de todas as dimensões. Estes recursos permitem criar e consolidar relações com os clientes numa base de proximidade afetiva, bem como oferecem possibilidades ilimitadas de demonstrar os seus conhecimentos e experiência.

É recomendável manter uma regularidade consistente na produção de conteúdos para o blog, o que irá ampliar a sua visibilidade nas pesquisas em motores de busca. Apesar de um blog parecer um recurso algo monolítico, há formas de diversificar os seus conteúdos.


Posts de rede social
Mais de metade da população mundial utiliza redes sociais, então estas plataformas são meios fundamentais para divulgar os seus produtos ou serviços. As redes sociais disponíveis são adequadas para marketing de conteúdo de formas diferenciadas: se o Instagram é mais adequado para expor o trabalho de um decorador de interiores, uma padaria consegue rentabilizar melhor as possibilidades do Facebook.


Conteúdo gerado pelo usuário

Este conteúdo não é criado pelo empreendedor, mas sim por outras pessoas, habitualmente os clientes do negócio. Trata-se de um conteúdo cujo potencial para marketing é muito bom, pois transmite os testemunhos de quem beneficiou dos seus produtos ou serviços.

Caso um cliente seu publique uma foto no Instagram envergando o seu produto, você pode partilhar o contentamento desse cliente nas suas plataformas. Essa partilha vai ampliar a presença do seu produto no mercado e destacar as críticas positivas dadas pelos seus clientes.


Guias de dicas e material informativo

A criação de recursos que permitam às pessoas fazer determinadas aprendizagens é uma excelente forma de criar relações de confiança. Este tipo de conteúdo, importante para quem o consulta gratuitamente, aumenta a exposição do seu negócio e pode converter os destinatários em clientes. Você pode criar pequenos vídeos de passo a passo ou guias de leitura e publicá-los nas suas redes sociais.


Anúncios pagos
O investimento em publicidade paga, em simultâneo com outras estratégias de marketing, é uma ótima forma de fazer chegar o seu conteúdo às pessoas certas. Os anúncios pagos atingem uma plateia muito maior e pode partilhá-los em toda a espécie de recursos digitais, como redes sociais ou páginas da internet.

O recurso a influencers pode também ser uma boa aposta, pois estas figuras públicas têm habitualmente uma base de fãs fidelizada que valorizam as recomendações dos seus ídolos.


Vídeos

Com mais de 2 biliões de usuários ativos no YouTube, você precisaria andar muito distraído para não aproveitar o enorme potencial deste recurso para explorar o seu marketing de conteúdo.

Alguns dos vídeos mais populares naquela plataforma são de faça-você-mesmo e de demonstrações de produtos. Por conseguinte, para quem se dedica a comercializar produtos ou serviços, não há melhor forma de motivar os clientes a passar mais tempo nas suas páginas e a extraírem delas algo valioso.


Infografias

Para organização de informação em formatos de fácil leitura, não encontrará melhor recurso que as infografias. Embora estas sejam exigentes e a sua construção careça de competências informáticas, podem ser instrumentos muito benéficos quando emparelhados com outros recursos escritos, como os blogs.

A infografia permite organizar dados, como fatos ou estatísticas, e exibi-los em formatos visuais de rápida compreensão.



Conclusões

O seu conteúdo deve sair das fronteiras físicas do seu negócio. Criar marketing de conteúdo é nada mais que divulgar a sabedoria que você já possui ao maior número de pessoas possível ou a um nicho de pessoas que se interesse pelo seu produto ou serviço.

O marketing de conteúdo, se utilizado de forma sistemática e cuidada, poderá ajudá-lo a chegar aos destinatários que pretende e gerar credibilidade junto deles.

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