Notícias / Tecnologia

20/07/22 às 09:23

Hackers estão atrás de pequenas empresas: não dá mais para ignorar a cibersegurança

Luana Biral

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Hackers estão atrás de pequenas empresas: não dá mais para ignorar a cibersegurança

Foto: cocoparisienne/Pixabay License

As pequenas empresas têm sido um dos principais focos de ataques hackers no Brasil nos últimos anos. Segundo um estudo pela companhia de segurança cibernética Kaspersky, apenas em 2022, o aumento de golpes perpetrados contra os pequenos e médios negócios no país foi da marca de 41%.

Conforme aponta o relatório, entre as violações mais frequentes no período, destacam-se o roubo de senhas corporativas, ataques visando a explorar fragilidades do trabalho remoto e invasões de redes empresariais com intuito de coletar dados confidenciais.

Na avaliação da empresa de segurança, o motivo da preferência pelas pequenas companhias é justamente sua falta de recursos de cibersegurança, que facilita o sucesso dos ataques e garante maiores lucros aos criminosos.

A repercussão disso é fatal. Como possuem menos recursos, poucos negócios do tipo sobrevivem a esses ataques. Em uma pesquisa de 2012 pela National Cyber Security Alliance dos EUA, constatou-se que 60% das pequenas e médias empresas vítimas de golpes hackers fecham as portas dentro de seis meses.

A análise da Kaspersky afirma ainda que a maioria massiva dos golpes são produzidos por falta de experiência ou cuidado dos funcionários das empresas ao acessar a internet. Muitos ataques vêm, afinal, de sites ou e-mails maliciosos que levam os usuários a infectar seus dispositivos.


Como se proteger
 
No mundo da cibersegurança, a prevenção é sempre a máxima. Então, para proteger seus negócios, a melhor estratégia para as companhias é investir em métodos que evitem e defendam contra possíveis violações, como o uso de programas de segurança digital, como VPN e antimalware, e a orientação de seus funcionários sobre comportamentos de risco na rede.


Programas de cibersegurança
 
O uso de programas de segurança deve ser feito em todos os dispositivos da empresa – sobretudo naqueles usados pelos funcionários durante o trabalho remoto. Uma VPN grátis para PC, por exemplo, oferece uma camada de criptografia ao redor da conexão do usuário que impede que terceiros não autorizados explorem as atividades ou informações executadas por meio da rede.

Um bom software antimalware, por outro lado, protege os dispositivos contra arquivos e páginas infectadas, evitando que os hackers se aproveitem de vulnerabilidades do sistema e ganhem acesso a plataformas confidenciais.


Treinamento de funcionários
 
Mas apenas investir em estruturas de defesa não é efetivo quando seus funcionários estão completamente despreparados para usá-las. Por isso, as companhias devem dedicar especial atenção também ao treinamento (e comportamento digital) de seus empregados.

O sugerido é que eles recebam orientações claras e regulares sobre como devem proceder em caso de problemas e, mais importante, sobre como podem perceber que algo não está certo.

Noções básicas de cibersegurança, tais quais saber identificar e-mails de phishing e fazer uso dos principais recursos de segurança, são elementos imprescindíveis para todo colaborador que tenha acesso aos sistemas corporativos – particularmente se ele realiza trabalho remoto.

Com o emprego dessas medidas, os funcionários terão mais ferramentas para trabalhar de maneira segura, e a probabilidade de o negócio ser afetado negativamente por um problema de cibersegurança se tornará muito menor.

Considerando ainda que a maioria dessas estratégias não demandam grandes investimentos (e que os custos de uma violação hacker podem ser fatais), não há nenhuma desculpa aceitável para não aplicá-las e elevar o nível de proteção da sua companhia.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet