Notícias / Agricultura

18/07/22 às 15:55

Produção de mel ultrapassa 1 tonelada após conhecimento do Senar-MT

Redação AguaBoaNews

com assessoria Senar

Imprimir Enviar para um amigo
Produção de mel ultrapassa 1 tonelada após conhecimento do Senar-MT

Foto: Rafael Manzutti

Em seis anos de experiência como apicultor, Antônio Agêncio Pereira havia conquistado uma produção de 500 kg de mel mensalmente. Porém, em pouco mais de um ano, essa quantidade dobrou e hoje alcança a marca de 1,2 tonelada. A mudança, segundo o apicultor, iniciou em um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural de Jaciara.

“Temos crescido muito com os cursos ofertados em apicultura. Desde 2015 eu só produzia 500 kg e depois que eu fiz a capacitação passei uma tonelada. Eu creio que estou no caminho certo e agradeço por todo o ensinamento”, destacou o apicultor que atualmente é o presidente da Associação de Apicultores do Vale do São Lourenço (Apivale), fomentada e criada após o treinamento.

 

Antônio percorreu mais de 70 km para participar do Dia de Campo de Apicultura da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que foi realizado no município de Rondonópolis. Mas, não foi o único que se deslocou de sua cidade para adquirir mais conhecimento. O evento também contou com a presença de apicultores de Pedra Preta e Guiratinga.

“Participantes do curso de apicultura estão entusiasmados em conhecer mais sobre essa cadeia produtiva. É um universo muito rico. Já vamos pedir outro curso de apicultura e uma frente de ATeG ao nosso município”, afirmou a presidente do Sindicato Rural de Guiratinga, Juliana Mesquita Borges.

O evento de compartilhamento de experiências foi promovido pelo Senar-MT, por meio da ATeG. Foi um dos primeiros Dias de Campo dessa cadeia produtiva em Mato Grosso e reuniu 103 participantes, somando Rondonópolis e Alto Araguaia, as duas cidades que receberam eventos de apicultura, durante os 100 Dias de Campo.

Dentre os assuntos abordados estiveram beneficiamento da produção e técnicas de captura de enxame. Segundo Antônio Agêncio, foi uma oportunidade de aprender ainda mais sobre o ramo. “O dia de campo nos orienta mais do que já sabemos. Tivemos aulas de fundamental importância. O Senar-MT tem proporcionado um grande trabalho ao pequeno agricultor”, destacou.

 

Assistência Técnica – Além de presidente da Apivale, Antônio está entre os 150 apicultores atendidos pela ATeG do Senar-MT. Em Jaciara, os atendimentos iniciaram em 2022 e já beneficiam um grupo de 30 apiários. Os interessados devem entrar em contato com um dos 93 Sindicatos Rurais e solicitar atendimento.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet