Notícias / Água Boa

12/07/22 às 09:37

Pacientes de Canarana vão rodar seis mil km a menos todo mês com Centro de Hemodiálise em Água Boa

Rafael Govari

OPioneiro

Imprimir Enviar para um amigo
Pacientes de Canarana vão rodar seis mil km a menos todo mês com Centro de Hemodiálise em Água Boa

Foto: AguaBoaNews

O investimento de 6,5 milhões de reais que o Governo de Mato Grosso destinará para a reforma e ampliação do Hospital Regional de Água Boa, permitirá que muitos atendimentos, hoje somente em cidades maiores, seja ofertado no Médio Araguaia. E uma das obras mais aguardadas desse é a construção do Centro de Hemodiálise.

Os pacientes com insuficiência renal que moram em Canarana, a 90 km da cidade de Água Boa, por exemplo, terão a distância mensal percorrida, diminuída em quase seis mil km, caindo de oito para dois mil. Atualmente, o serviço de hemodiálise mais próximo fica em Barra do Garças, a 330 km.

Já os pacientes de Querência, a 460 km de Barra, precisam percorrer, debilitados, mais de 11 mil km por mês para filtrar o sangue, indo e voltando três vezes toda semana. Essa distância vai cair para menos da metade, o que é muito para quem precisa praticamente viver na estrada para continuar vivo.

A unidade de Água Boa é referência para oito municípios do Médio Araguaia. Além da cidade sede, é atendida a população de Bom Jesus do Araguaia, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Nova Nazaré, Campinápolis, Serra Nova Dourada e Novo Santo Antônio.

Atualmente o hospital dispõe de 66 leitos, sendo 10 UTI adulto, quatro cirúrgicos, três ginecológico, quatro ortopedia e traumatologia, 19 clínico geral, cinco obstetrícias cirúrgica, quatro clínicas e 17 pediatrias. O local é referência nas áreas de clínica geral, cirurgia geral, nefrologista, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, traumatologia, pediatria, cirurgia vascular, anestesiologia e, em junho, terá a especialidade de mastologia.

Conforme o diretor do Hospital Regional de Água Boa, Rafael Salamoni, no projeto de reforma e ampliação, além do Centro de Hemodiálise, será construída a nova UTI, moderna e dentro das regulamentações exigidas. Também serão construídos mais 40 leitos de enfermaria e mais duas salas cirúrgicas, que possibilitarão procedimentos de maior complexidade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet