Notícias / Educação

11/07/22 às 12:12

Jovem Aprendiz - Estudantes de Várzea Grande falam sobre a importância da aprendizagem para o futuro profissional

Dentre as principais vantagens do Jovem Aprendiz estão o desenvolvimento do perfil profissional, o combate à evasão escolar e ao trabalho infantil

Sandra Carvalho

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Jovem Aprendiz - Estudantes de Várzea Grande falam sobre a importância da aprendizagem para o futuro profissional

Yasmim Soares de Oliveira

Foto: Assessoria

Yasmim Soares de Oliveira mora em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá (MT), e está cursando o 3º Ano do Ensino Médio. Ela foi admitida por meio do programa Jovem Aprendiz em 2021, aos 16 anos e exerce a função de Auxiliar do Setor de Gestão de Pessoas, onde faz alimentação de planilhas, arquiva documentos, auxilia após a contratação de novos funcionários e no monitoramento dos pontos e pesquisas de satisfação dos pacientes, entre outros.

“Eu tive vontade de conhecer este ambiente de trabalho e já me preparar para o futuro. Como é a minha primeira oportunidade, eu guardo todas as informações que me são passadas. Cada aprendizado vai servir muito para meu futuro profissional por já saber como agir e me posicionar nesse tipo de ambiente”, declarou.

A estudante foi admitida pela Clínica Vida Diagnóstico e Saúde por meio do Programa Jovem Aprendiz, assim como Lyadsa Julia Galdino Silva, 17 anos, que  também cursa o Ensino Médio, e trabalha no Setor de Faturamento da clínica. Ela conta que diariamente pega as guias da recepção e faz a conferência, inclui em um filtro, confere se não está divergente das guias, confiro os exames, número na guia, número da carteirinha, coloca guias que tenham Mat Med em filtro diferente, as que não têm Mat Med, ela gera XML e faz a conferência de acordo com o protocolo.

“Sou grata por essa oportunidade, por adquirir essa experiência, e pela forma como me acolheram. Quero me formar também na área da saúde e estar trabalhando aqui é ótimo para que eu possa entender como funciona a rotina”, ressalta a estudante.

Aos 16 anos, Antônio Pires de Carvalho Neto estuda o 2° ano do ensino médio e também faz estágio na Vida. Ele trabalha no Setor de Compras, onde faz e organiza os pedidos de compras de diversas áreas das empresas do grupo.

“Faço cotações e orçamentos, negocio com os fornecedores em busca dos melhores preços, prazos de entrega e condições de pagamento. Além disso, eu entrego esses materiais para as empresas. Tudo isso junto com minha chefe, que vem me ensinando muito”, conta Antônio Neto, declarando que está gostando muito dessa área por acreditar que ela lhe abrirá muitas portas.

O programa

Um dos desafios do jovem no mercado de trabalho é encontrar uma primeira oportunidade de emprego que respeite o fato dele ser uma pessoa em desenvolvimento e que o estimule a continuar os estudos e o crescimento profissional, além de garantir direitos trabalhistas e previdenciários.

Em 2005, foi instituído no Brasil a Aprendizagem Profissional por meio da Lei nº.10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005 e posteriormente pelo Decreto n° 9.579/2018, e que cria oportunidades tanto para o aprendiz (jovens entre 14 e 24 anos) quanto para as empresas.

Mas, muito além de cumprir cotas obrigatórias, são uma maneira eficiente de contribuir como solução para um cenário atual desafiador para a juventude e promover a evolução da força de trabalho no Brasil.

De um lado, os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver habilidades para entrar no mundo corporativo. De outro lado, os empresários colaboram ativamente com a formação dos futuros profissionais, difundindo os valores e cultura de sua empresa para os jovens. Além disso, são os nossos parceiros empresários que mantêm o trabalho de formação social, educacional e profissional de jovens e adolescentes do país.

Vantagens

Dentre as principais vantagens de contratar um jovem aprendiz estão o desenvolvimento do perfil profissional desejado pela empresa; combate à evasão escolar e ao trabalho infantil no país; formação de profissionais sem vícios, de acordo com a cultura organizacional; rejuvenescimento do ambiente de trabalho com jovens motivados e engajados.

Diretora executiva da Clínica Vida, Isaira Costa conta que Jovem Talento, nome denominado pela empresa, é executado em parceria com o CIEE, empresa especializada em estágio supervisionado voltado ao programa Jovem Aprendiz. Além do salário estipulado no contrato via CIEE, os estudantes recebem uma bolsa de incentivo e auxílio transporte.

Essas atividades, acrescenta a supervisora de Gestão de Pessoas da clínica, Denilce Oliveira, vêm ao encontro do crescimento pessoal do estagiário, e desenvolvimento do seu talento e daquilo que pretende para sua jornada. “A clínica vem incentivando os estudantes por meio das orientações de colega de trabalho e direcionamento do líder à oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, a uma profissão. Além de terem a chance de serem contratados pela própria clínica ao final do estágio.”
  • Jovem Aprendiz - Estudantes de Várzea Grande falam sobre a importância da aprendizagem para o futuro profissional
  • Jovem Aprendiz - Estudantes de Várzea Grande falam sobre a importância da aprendizagem para o futuro profissional

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet