Notícias / Notícias Gerais

01/07/22 às 10:14

Dr. Eugênio cobra segurança jurídica para promoção do desenvolvimento do Vale do Araguaia

Luana Braga / Assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
Dr. Eugênio cobra segurança jurídica para promoção do desenvolvimento do Vale do Araguaia

Foto: ALMT

Em defesa da continuidade do processo de desenvolvimento do Vale do Araguaia, o deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva (PSB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na última sessão plenária (29.06) para pedir celeridade ao Governo do Estado na execução de medidas que contraponham o Decreto Estadual nº 1.199/21, que denomina parte da região representada pelo parlamentar como planície pantaneira.

Com base em estudos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU), o Governo de Mato Grosso passou a definir erroneamente, a partir de 2017, que as áreas úmidas do Vale do Araguaia eram similares as do Pantanal mato-grossense. Em fevereiro de 2022, Dr. Eugênio já havia articulado uma reunião com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, e diversas lideranças do Vale do Araguaia para tratar do assunto.

“Só quem não conhece o nosso Vale do Araguaia vai falar que é este bioma é igual ao do Pantanal. Uma aberração que está custando muito a nós do Araguaia, com áreas já consolidadas de alta produtividade (plantio e pecuária intensiva). Não podemos permitir que nossa região, em pleno desenvolvimento, com a concentração de 28% das obras do Governo do Estado, seja prejudicada. Não vamos nos calar”, exclamou o parlamentar, que está à frente da Comissão Especial que acompanha os estudos da Comissão Estadual do Projeto de Zoneamento Socioeconômico Ecológico de Mato Grosso (ZSEE-MT)

Ainda de acordo com o deputado, há um compromisso do governador Mauro Mendes da edição de um decreto normatizando essa questão das áreas úmidas, de acordo com as peculiaridades de cada região, aliando os interesses produtivos, econômicos, ecológicos e sociais, afim de proporcionar segurança jurídica para o estado de Mato Grosso.


ZONEAMENTO

Após diversas reuniões promovidas de forma participativa e democrática, inclusive com a participação dos demais deputados integrantes, foi possível embasar a defesa junto ao Governo do Estado sobre a importância de rever os estudos do atual Projeto de Zoneamento, o que está sendo feito, neste momento pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT), com o suporte da Universidade Federal de Viçosa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet