Notícias / Curiosidades

24/06/22 às 20:58 / Atualizada: 26/06/22 às 12:04

O que escrever em uma carta de apresentação

Marcos Dutra

Agua Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
A carta de apresentação ou de motivação é um documento que pode ser enviado juntamente com o currículo e que lhe dá mais chances de ser chamado para uma entrevista. Se você quer melhorar sua candidatura criando uma carta de apresentação, mas não sabe o que escrever, não se preocupe: nós estamos aqui para ajudá-lo!
 

Qual a finalidade de uma carta de apresentação?

O objetivo deste documento de uma página é apresentá-lo enquanto profissional e mostrar que é a pessoa certa para o cargo. Em média, sua carta de apresentação deve ter de 250 a 400 palavras. Uma boa carta de apresentação pode despertar o interesse do recrutador e levá-lo a ler seu currículo com especial atenção ou até fazer com que o recrutador deseje conhecê-lo pessoalmente em uma entrevista.
 

A estrutura do documento

Uma carta de apresentação deve seguir uma estrutura para ter uma aparência profissional e organizada. As diferentes partes do documento são:
 

Cabeçalho

No cabeçalho deve colocar suas informações pessoais e de contato como o nome, número de telefone, endereço de e-mail ou até o URL do LinkedIn. Geralmente, as informações colocadas na carta de apresentação não devem estar também no currículo, com exceção das informações de contato.
 

Saudação

O texto de qualquer carta deve começar com uma saudação ao leitor. No caso de uma carta de apresentação, a saudação deve ser formal, pelo que pode usar palavras como “Prezado”, “Caro” ou “Estimado”. Se você souber o nome do recrutador, deverá acrescentá-lo após a saudação para dar um ar mais personalizado à carta. Evite saudações informais como “Olá” ou “Oi”.
 

Parágrafo de abertura

O primeiro parágrafo tem como objetivo agarrar a atenção do recrutador e a melhor maneira de fazer isso é mencionar duas ou três de suas principais realizações em empregos anteriores. Isso mostrará que se você conseguiu alcançar algo valioso em outras empresas, também o conseguirá fazer nessa empresa. Evite ao máximo começar com um parágrafo aborrecido.
 

Restantes parágrafos

Nos parágrafos seguintes à abertura, deve explicar por que você é a pessoa certa para o trabalho. Para fazer isso, releia atentamente o texto da vaga e anote as qualidades procuradas pela empresa e descreva de que forma você possui essas qualidades e como as desenvolveu. Não se esqueça também de pesquisar a empresa na internet e de referir aquilo que mais lhe atrai na organização: a cultura organizacional, seus produtos ou serviços, a imagem de marca, etc.

O último parágrafo deve ser usado para agradecer ao recrutador pelo tempo que despendeu lendo a carta de motivação e também deve escrever uma chamada para ação, que leve o recrutador a querer chamá-lo para uma entrevista.
 

Despedida

Termine sua carta usando uma expressão formal de despedida como “Atenciosamente”, “Cordialmente” ou “Melhores cumprimentos”.
 

Dicas finais

Apesar de não estar relacionado ao conteúdo, assegure-se de escolher um modelo de carta de apresentação que tenha um aspecto simples e profissional. Evite usar cores muito chamativas ou fontes arrojadas. Não se esqueça também que a carta se deve focar em como você pode ajudar a empresa e não no contrário.

Antes de enviar o documento, revise-o e peça a alguém para lê-lo para se certificar de que não tem erros e que o texto demonstra claramente aquilo que você quer transmitir.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet