Notícias / Agronegócios

14/06/22 às 15:28

Dia de Campo da Piscicultura visa o fortalecimento do setor em Mato Grosso

Cairo Lustoza / Pauta Pronta

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dia de Campo da Piscicultura visa o fortalecimento do setor em Mato Grosso

Foto: Assessoria

No próximo dia 25 de junho acontece o Dia de Campo da Piscicultura, o evento é resultado de uma parceria entre a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso (Aquamat) e Sebrae/MT. O dia de campo acontece na Estância Rancho Dourado, BR 163, km 457 (sentido Jangada), no município de Cuiabá (MT).
 
De acordo com Valéria Pires, da Gerência de Conexões Empresariais do Sebrae, o principal objetivo do evento é promover o fortalecimento do setor que também foi muito prejudicado pela pandemia. “Nossa ideia é fazer a retomada desse importante setor junto com os piscicultores de Mato Grosso para ouvi-los e também auxiliá-los nas dificuldades decorrentes do período pandêmico e do aumento no preço do milho que, consequentemente, onerou o preço da ração”, pontua.
 
Ainda de acordo com Valéria Pires, o Dia de Campo da Piscicultura, vai incentivar as boas práticas na produção, no manejo, na melhoria da qualidade da água sem que sejam necessários grandes investimentos em tecnologia, ou seja, o piscicultor poderá otimizar os recursos que já possui.
 
O evento vai contar com uma agenda cheia de atividades teóricas e práticas que terão início às sete horas da manhã e seguem até às 16 horas. Atualmente Mato Grosso possui 3.800 piscicultores e para Igor Davoglio, presidente da Aquamat, o evento é de suma importância, principalmente para que os piscicultores tenham conhecimento acerca de novas técnicas disponíveis no mercado para a produção do pescado. “Atualmente o piscicultor tem dificuldades com o custo elevado de insumos, sérios problemas hídricos provocados pela falta de chuva dos últimos anos, dificuldade com comercialização e ainda sofre com a falta de um sistema eficiente para o produtor e beneficiador do pescado”, destaca o presidente.
 
Mato Grosso está entre os 10 maiores produtores de peixe de cultivo do país, ocupando ultimamente a 7ª posição com 42.600 toneladas. Quando o assunto é produção de peixes nativos, Mato Grosso é o 2ª maior com uma produção de 37.000 toneladas, porém, o Estado já esteve em primeiro lugar em produção de peixes nativos a nível nacional. "Patamar que desejamos alcançar novamente, porém, somente será possível com organização do setor e políticas públicas favoráveis”, afirma Igor.
 
As informações e inscrições para participar do Dia de Campo da Piscicultura devem ser feitas pelo telefone: 0800 570 0800. O valor da inscrição é de R$ 50,00 com almoço incluso. O link da localização: https://goo.gl/maps/i69Jasz6ZsiZG4dd8.
 
Confira abaixo a programação
 
7h às 8h – Credenciamento
 
8h às 8h20 – Boas vindas e Abertura – Igor Davoglio/Aquamat e Valéria Pires/Sebrae
 
8h20 às 9h – Palestra: Desafios dos peixes nativos Frente ao Crescimento da Tilapicultura no Brasil – André Camargo
 
Divisão dos grupos x estações de visitação:
 
9h às 10h30 – Estações do Conhecimento
 
§ Estação 1: Qualidade de água – Caio Marcos Castaldeli
 
§ Estação 2: Sanidade de peixes- Ivan Rui Pires – Agrounidos
 
§ Estação 3: Manejo alimentar – Calixto Ramos – Agrotech Piscis
 
10h30 às 11h – Ações da UFMT – Drª Janessa Abreu – UFMT
 
11h às 12h – Painel entre indústrias
 
Vinícius de Cerqueira – Peixes do Cerrado
 
Ricardo Coelho – Peixe Forte
 
Francisco Neto – Rei Fish
 
12h – Almoço
 
13h30 às 14h – Palestra: Uso de Probióticos – Bruna Castro – Phibro
 
14h às 14h50 – Palestra: Panorama Atual da Piscicultura em MT – Darci Carlos Fornari
 
14h50 às 15h30 – Nutrição de peixes – Geovani Sampaio – Rações Raguife/Grupo Ambar Amaral
 
15h30 – Visita aos estandes
 
16h – Encerramento.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet