Notícias / Governo de MT

10/06/22 às 16:09

Governador assina ordem de serviço para início da construção do Hospital Regional do Araguaia em Confresa

Unidade hospitalar contará com 111 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI, sendo adulto, pediátrico, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal para atendimentos de média e alta complexidade dos sete municípios da região

Redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Governador assina ordem de serviço para início da construção do Hospital Regional do Araguaia em Confresa

Foto: Mayke Toscano/ Secom-MT

O governador Mauro Mendes autorizou, na manhã desta sexta-feira (10.06), o início das obras do Hospital Regional do Araguaia, a ser construído no município de Confresa (a 1.160 km de Cuiabá). Projetada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a unidade hospitalar receberá o investimento de R$ R$ 116,7 milhões e conta com um cronograma de aproximadamente 22 meses de execução, com entrega prevista para 2024. 

“Para mim, é uma felicidade estar aqui, em Confresa, neste momento que marca uma virada de página na história da saúde na região do Araguaia. O dinheiro para a obra do Hospital Regional do Araguaia está na conta, o prazo é de 24 meses e se a empresa vencedora da licitação fizer em 18 ou 12 meses, receberá em 18 ou 12 meses. Queremos uma obra com prazo e qualidade”, declarou o governador Mauro Mendes, durante a assinatura da autorização de início das obras. 

O Hospital Regional do Araguaia será referência para sete municípios da região e contará com um total de 151 leitos, sendo 111 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI. A obra será feita pela Construtora Augusto Velloso S/A. 

“Estes novos Hospitais Regionais serão maiores e mais modernos do que qualquer outro já existente na Rede Estadual. A população dos municípios da região de saúde Araguaia-Xingu contará com um hospital de média e alta complexidade mais próximo. Os pacientes não precisarão se deslocar vários quilômetros à procura de especialidades de saúde em outras cidades”, explicou a secretária estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira.

O hospital também terá 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.

Mayke Toscano/ Secom-MT
 
Moradora do município de Confresa, dona Aparecida Eterna dos Santos Lima enalteceu a iniciativa do Governo de Mato Grosso. “Este hospital significa muito, é uma iniciativa muito boa. A gente agradece ao governador Mauro Mendes pelo cuidado com a população de Confresa. O nosso município é grande e ter um hospital desse porte na nossa região vai ser um ganho para toda a população”, disse. 

Para o prefeito de Confresa, Ronio Condão, este é um momento especial, pois é a realização de um sonho. “Este é um momento muito feliz para a região Norte Araguaia, porque eu sei a dificuldade da saúde aqui na nossa região. Este Hospital Regional vai atuar em todo o Araguaia. Tem dinheiro, orçamento, projeto aprovado e licitação. Podem confiar, o nosso Hospital Regional do Araguaia, de fato, vai começar a ser construído”, pontuou o gestor. 

O senador Wellington Fagundes também ponderou o bom momento em que vive o Estado de Mato Grosso. “É uma esperança que se abre cada dia mais no coração de todos os mato-grossenses. Hoje, Mato Grosso é este estado da prosperidade, como também estamos no vale da prosperidade”, ponderou o senador Wellington Fagundes.  

“Depois de muitas promessas, hoje está sendo realizado o maior sonho da região do Norte Araguaia, que é este Hospital Regional. Isso é possível graças ao compromisso que o governador Mauro Mendes tem com a coisa pública”, acrescentou o deputado Nininho.   

Acompanharam o governador Mauro Mendes, durante a agenda, os senadores Fábio Garcia e Wellington Fagundes; os deputados federais Neri Geller, Nelson Barbudo e Juarez Costa; os deputados estaduais Max Russi, Dr. Eugênio, Dr. João, Nininho e Xuxu Dal Molin; os secretários chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, de Comunicação, Laice Souza, de Educação, Allan Porto, de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maurício Munhoz, de Gabinete de Governo, Jordan Espíndola, além de prefeitos e autoridades da região.

Nesta quinta e sexta-feira, o governador visitou os municípios de Barra do Garças, Nova Nazaré, Água Boa, Vila Rica e Confresa e assinou convênios com diversos municípios. Ele também vistoriou obras de infraestrutura.

Novos Hospitais

Além do início das obras dos novos Hospitais Regionais de Juína e do Araguaia, o Governo de Mato Grosso também iniciará, em 2022, a construção de outros dois novos Hospitais Regionais, em Tangará da Serra e Alta Floresta. As ordens de serviço para o início dessas construções serão emitidas nos próximos dias.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet