Notícias / Meio Ambiente

07/06/22 às 08:28

Semana terá retorno de chuvas no Centro-Oeste

Projeção de sete dias indica chuvas para a região

Aline Merladete

Agrolink

Imprimir Enviar para um amigo
Semana terá retorno de chuvas no Centro-Oeste

Foto: Pixabay

No decorrer desta semana, a formação e o avanço de duas frentes frias, e a presença de um bloqueio atmosférico são os sistemas que vão definir o comportamento das chuvas sobre uma boa parcela do país.  A primeira frente-fria atua na região sul do Brasil, principalmente, na forma de um sistema de baixa pressão reforçado pelo ar quente e úmido, proveniente da região amazônica,  trazido pelos Jatos de Baixos Níveis. 

A tendência é de que as chuvas ocorram sobre a região até pelo menos a quarta-feira (08) quando o sistema começa a perder intensidade. Porém, com o surgimento de uma nova área de baixa pressão, reforçada pelos Jato de Baixos Níveis, contribuem para o retorno das instabilidades. Esta nova configuração, pode formar um corredor de umidade saindo do sudoeste Amazônico até o centro-sul do país. 

Com este padrão, as chuvas podem ser registradas entre a quinta (09) e sexta-feira (10) em uma boa parcela do oeste do centro-oeste. Que podem ser na forma de chuvas expressivas – particularmente para a época do ano – sobre a grande região do Pantanal, oeste do Mato Grosso e todo o estado do Mato Grosso do Sul.

As projeções ainda indicam que essa segunda frente fria, pode avançar de forma mais expressiva sobre o estado de São Paulo, mas se deslocando para o oceano e não avançando para o interior do país. 

Sobre a região norte e nordeste, o comportamento segue o padrão esperado para a época do ano. Na verdade as chuvas que vêm sendo registradas na região, apresentam valores acima da média. Um dos fatores que contribuem para isso é o fenômeno La Niña e também a fase favorável às chuvas da Oscilação Madden Julian.

No decorrer da semana, sobre o leste do nordeste, as chuvas poderão retornar com força, graças à incursão de novos Distúrbios de Leste – instabilidades que se originam no Oceano Atlântico e atingem a costa do Nordeste, promovendo chuvas volumosas. 



Bloqueio Atmosférico

Essa dificuldade das chuvas avançarem para a parcela mais central do território nacional, acontece devido à presença de um bloqueio atmosférico em médios níveis (cerca de 4 ~ 5 km de altitude). Este bloqueio – que nada mais é do que uma região de alta pressão – atua como uma tampa, o que acaba impedindo a chegada das frentes frias, diminui a quantidade de umidade e também dificulta a formação das nuvens carregadas.

Mesmo assim, entre domingo (12) e a próxima segunda-feira (13) algumas projeções indicam a possibilidade de chuvas fracas e pontuais sobre o interior de Minas Gerais.
 
Entretanto, nas áreas que compreendem a metade leste do Mato Grosso, norte de Minas, Tocantins e Interior nordestino, o bloqueio atmosférico atua. E o predomínio será de tempo seco.

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet