Notícias / Agricultura

07/06/22 às 07:58

Recorde de Público - Encerramento do Circuito Aprosoja reúne autoridades políticas e empresariais de Mato Grosso

Participaram do evento o governador Mauro Mendes, senadores, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, além de representantes dos setores produtivo e empresarial

Rose Domingues

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Recorde de Público - Encerramento do Circuito Aprosoja reúne autoridades políticas e empresariais de Mato Grosso

Foto: Assessoria

O 16º Circuito Aprosoja se encerrou na noite desta segunda-feira (06), em Cuiabá, com a participação de diversas autoridades públicas, entre elas, o governador Mato Grosso, Mauro Mendes, senadores, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, além de representantes dos setores produtivo e empresarial.
 
Neste ano, o evento atingiu recorde de público com cerca de 8 mil participantes, após percorrer 28 municípios do interior, nas quatro regiões mato-grossenses (norte, leste, oeste e sul), e a Capital, somando mais de 7 mil km rodados. Além de ouvir as demandas do produtor, a palestra com o comentarista político, Caio Coppolla, teve a proposta de gerar debates nas áreas política, econômica e jurídica com produtores e a sociedade em geral. 
 
Para o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, mais que vencer antigos gargalos de logística e o aumento no custo de produção, hoje, o principal desafio do setor produtivo é estabelecer uma comunicação mais próxima e efetiva com a sociedade, levando a realidade do campo para as populações urbanas.
 
“Infelizmente nós, produtores, ainda somos alvo de críticas que nos colocam como vilões, mas que surgem a partir de informações que são baseadas em inverdades. São narrativas que depreciam o que Mato Grosso e o Brasil têm de melhor, quando na verdade somos exemplo para o mundo na produção sustentável. E quem paga a conta é o cidadão, porque quando o produtor vai mal, a sociedade vai mal”, destacou Cadore. 
 
O governador Mauro Mendes explicou que, após três anos e cinco meses de gestão, a realidade do Estado é outra e o Governo deve fechar o ano de 2022 com mais de 15% da receita corrente líquida destinada a investimentos, o que coloca Mato Grosso em um patamar de destaque nacional. Esse volume, segundo ele, significa a concretização de obras que eram aguardadas pela população há mais de 20 anos, sobretudo na infraestrutura. 
 
“Nós sabemos que o agro vai continuar crescendo para fazer frente à demanda mundial por, mas para isso, precisa de base, de segurança, o que exige investimentos robustos do Estado. Quero assegurar aos senhores que nunca, em 22 anos da criação do Fethab, tivemos tantos investimentos nas obras de infraestrutura, com a aplicação não de 100%, mas de 110% do fundo em ações e obras”, frisou o governador.
 
O senador Wellington Fagundes reforçou que é parceiro do setor do agronegócio e que vem atuando em diversas agendas em Brasília junto ao governo federal para melhorar a malha viária estadual e também garantir o início das obras da ferrovia. “Precisamos unir esforços para avançar cada vez mais, garantir melhores condições para a expansão da produção, o que envolve temas que passam por logística, legislação ambiental e maior aporte de investimentos”, pontuou. 
 
Após percorrer dezenas de municípios mato-grossenses pela Aprosoja-MT, em uma experiência que descreveu como “única”, o palestrante Caio Coppolla descobriu uma realidade muito diferente daquela que é difundida nos grandes centros sobre o setor produtivo. “Eu vivi na prática tudo que vocês realizam no cotidiano e hoje tenho o compromisso de levar essa verdade para os grandes centros, para a população brasileira, que desconhecem tudo isso e o que os senhores fazem é algo incrível”, elogiou o palestrante. 
 
Entre as autoridades presentes estavam o senador Fábio Garcia, os deputados estaduais Gilberto Cattani, Valmir Moretto, Xuxu Dal Molin, Ulysses Moraes, bem como secretários estaduais, representantes do setor agro, da indústria, do governo federal, entre outros.
  • Recorde de Público - Encerramento do Circuito Aprosoja reúne autoridades políticas e empresariais de Mato Grosso
  • Recorde de Público - Encerramento do Circuito Aprosoja reúne autoridades políticas e empresariais de Mato Grosso

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet